A Marina de Vilamoura celebrou um marco histórico no dia 23 de novembro, ao assinalar 50 anos de existência e para assinalar a data inaugurou oficialmente a nova marina.
O momento ficou marcado por uma cerimónia especial que contou com a presença de vários governantes, entre outras personalidades nacionais e internacionais.
“A nova marina dispõe de três novos pontões com 68 postos de amarração, especificamente projetados para embarcações de grande dimensão, entre os 20 e os 40 metros, posicionando estrategicamente Vilamoura na vanguarda do setor náutico”, explica a Marina de Vilamoura em comunicado.
Cada posto de amarração inclui “tecnologia avançada, com sistemas individuais de pump-out, serviços de gestão remota dos consumos de água e eletricidade, pontos de carregamento dedicados a barcos elétricos, sistemas de dessalinização de ponta e geração de energia fotovoltaica em prol da sustentabilidade”.
“Transformámos um conceito visionário num destino atrativo que representa inovação, sofisticação e um profundo compromisso com a excelência náutica. Desde o início, compreendemos que uma marina não se trata apenas de embarcações barcos e postos de amarração, mas também de uma experiência que une as pessoas e o mar, fomentando relações, e uma visão mais ampla da cultura náutica”, afirma Isolete Correia, CEO da Marina de Vilamoura e CEO da Vilamoura.
De conceito visionário a referência náutica
O que começou em 1974 como uma visão audaz de Artur Cupertino de Miranda, evoluiu para a maior e mais prestigiada marina de Portugal.
Ao longo dos anos, a Marina de Vilamoura tem vindo a adaptar-se à realidade do mercado náutico, ampliando os seus 612 postos de amarração iniciais para 1000, e ajustando-se ao atual mercado de grandes embarcações com 825 postos de amarração, tornando-se numa referência turística a nível mundial.
“Ao longo destes 50 anos, a nossa trajetória simboliza muito mais do que uma simples infraestrutura náutica. Estamos, acima de tudo, a criar um legado que definirá a excelência náutica por gerações futuras”, acrescenta Isolete Correia.
Com várias menções e distinções, foi-lhe atribuído consecutivamente o título de “Melhor Marina de Portugal” e garantiu múltiplos prémios internacionais. Mais recentemente, a Marina recebeu também a certificação 5 Gold Anchor Platinum pela The Yacht Harbour Association (TYHA), devido à qualidade das suas infraestruturas, bem como aos serviços oferecidos – apenas 11 marinas em todo o mundo obtiveram esta certificação.
A abertura da nova marina é uma paragem obrigatória para a comunidade náutica, oferecendo 68 postos de amarração sem precedentes em Portugal para embarcações de grande dimensão que passam ao largo da costa.
Esta nova estrutura responde a uma necessidade significativa do mercado, criando um hub marítimo premium que atrairá tráfego náutico de alta qualidade e estabelecerá ainda mais o Algarve como um destino de excelência.
Nos últimos três anos, os fundos geridos pela Arrow Global, promovem o crescimento e desenvolvimento da região e de outras no país. “Sinto muito orgulho em poder dizer que a Arrow tem vindo, de alguma forma, a reconstruir quase que a visão original de Cupertino de Miranda, reagrupando ativos que foram sendo dispersos ao longo dos anos”, explica João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem