O MAR Shopping Algarve vai promover check-ups de envelhecimento gratuitos em parceria com o Algarve Biomedical Center (ABC), inseridos na Agenda de Rastreios do Meeting Place. A ação terá lugar no Piso 0, junto à Worten, entre as 10:00 e as 18:00, e destina-se a avaliar o estado de saúde da população sénior, com foco na promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
Estes check-ups serão realizados com recurso a diversos testes de fácil aplicação que permitem avaliar as habilidades físicas de um individuo – mobilidade, força muscular, equilíbrio, etc. – permitindo identificar características associadas ao envelhecimento saudável, bem como formas de o manter e potenciar.
“Os testes a serem realizados integram um estudo inovador e atualmente em curso no Algarve Biomedical Center, o ALFA Score, que considera múltiplos fatores de saúde e bem-estar (nutrição, atividade física, saúde mental e social, entre outros), possibilitando uma avaliação abrangente do estado de envelhecimento de cada indivíduo, ajudando a identificar precocemente riscos de doenças e a propor medidas preventivas para melhorar a qualidade de vida dos idosos”, explica o MAR Shopping em comunicado.
Num futuro próximo, a ferramenta ALFA Score será “um exame que se destaca dos check-ups tradicionais pela sua abordagem multidimensional e integrativa, que considera fatores biológicos, psicológicos e sociais”.
Utilizando tecnologia avançada, identifica precocemente “riscos de doenças e sugere intervenções personalizadas para promover um envelhecimento saudável. Após a avaliação, são fornecidas recomendações preventivas, como ajustes na dieta, planos de atividade física personalizados, acompanhamento psicológico e check-upsperiódicos, garantindo uma abordagem completa à saúde”.
O MAR Shopping Algarve assegura com regularidade oportunidades para que “os seus visitantes e colaboradores tenham acesso de forma facilitada a rastreios, em parceria com diversas entidades que operam no setor da saúde”.
O projeto ‘Agenda de Rastreios’ reafirma o compromisso do centro “em maximizar o seu impacto social e ambiental, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e contribuindo ativamente para o bem-estar da comunidade e alcance de um futuro mais saudável e sustentável”.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€