A obra “Mezinhas das Avós Adoçadas com Provérbios”, da autoria de Maria do Rosário Cavaco Afonso, já vai na segunda edição. O livro, lançado no passado dia 18 de maio, esgotou rapidamente. A receita vai reverter a favor do Centro Social de Santo Estevão, no concelho de Tavira, tal como aconteceu na primeira edição.
Segundo a autora, natural de Santo Estevão, “esta obra, resulta de uma combinação entre dois saberes ancestrais, que importa deixar para a posteridade o seu registo para que se não esfumem no tempo: as mezinhas e os provérbios”.
“Trata-se de uma recolha de receitas muito localizada nesta zona do barrocal algarvio, Santo Estevão, em que a autora também envolve o saber de algumas pessoas de idade avançada da freguesia, que guardam religiosamente toda essa sabedoria”, explica Maria do Rosário Afonso.
“Uma vez que na sua geração não havia acesso a cuidados médicos, como tal, diz a sabedoria popular que a necessidade aguça o engenho, razão pela qual as plantas tinham um papel preponderante na conceção das mezinhas, era um recurso natural que permitia à população tratar-se em caso de determinadas doenças, mas também era corrente, o uso de determinadas plantas como complemento em algumas benzeduras que, mesmo nos dias de hoje, ainda são uma prática na aldeia de Santo Estevão”, acrescenta a autora.
Maria do Rosário Afonso lembra que segundo a sabedoria popular: “Quem quiser morrer de velho, siga este conselho: casar tarde, enviuvar cedo, fugir do salgado e do azedo”.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido