A apresentação do livro “Algarve Empreendedor – Inovação e Fundos Europeus na Região” vai ter lugar na próxima segunda-feira, pelas 14:30, no Hotel Vila Galé, em Tavira.
Trata-se de uma coletânea de duas dezenas de reportagens sobre pequenas e medias empresas algarvias, de vários sectores, que investiram nas suas fileiras de produção com o apoio dos fundos europeus.
Esta é uma edição da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que estará disponível em dois formatos, edição imprensa e digital.
A obra é prefaciada por João Guerreiro, que além de reitor da Universidade do Algarve (2006-2013), exerceu diversas funções no âmbito da gestão universitária.
Os artigos são da autoria dos jornalistas Bruno Filipe Pires e Maria Simiris e revelam a importância que o CRESC Algarve 2020 teve no tecido empresarial da região, sobretudo ao nível da inovação, desde o desenvolvimento de novos produtos biofarmacêuticos a partir do mar de Sagres, às tecnologias de rega adaptadas ao contexto de emergência hídrica. Os vários artigos foram publicados pelo jornal Barlavento entre 2022 e 2023.
Nas 80 páginas desta publicação são reveladas histórias e exemplos de investimento de proximidade em projetos/empresas, tais como a Amago, Aquashow Indoor, Arvelos e Cascada, Carob World, Casas da Aldeia, Corticape, Arte Bianca, Fanatic, Fonseca e Fonseca, Green Spaces Smart Irrigation Control, S2Aqualab, Visualforma, Itelmatis, Carpintarias Frieza, LS Engenharia, Nautiparque, Previgarb, Rat Rig, Se4Us, Taquelim Gonçalves, entre outros.
“O objetivo é promover o desenvolvimento regional com a criação de emprego, mais qualificado, melhores níveis de remuneração, maior competitividade e sustentabilidade do turismo enquanto nossa principal atividade económica”, salienta José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e da Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030, na nota introdutória da obra.
A apresentação do livro, o primeiro da coleção “ALGARVE 2030”, procede a realização da 4ª reunião do Comité de Acompanhamento do ALGARVE 2030 que tem lugar no período da manhã no mesmo local. Do programa consta ainda uma mesa-redonda sobre o tema “Algarve e os desafios da inovação, competitividade e produtividade”.
A participação é livre, mas carece de inscrição prévia.
Para conhecer o programa e fazer a inscrição basta clicar aqui.
Leia também: Neste local do Algarve pode comprar bolas de Berlim artesanais por menos de 1€