O III Seminário Regional “Novos desafios no combate ao tráfico de seres humanos” vai realizar-se no próximo dia 13 de novembro, pelas 10:00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos.
O seminário terá como objetivo discutir temáticas subordinadas ao tema do Tráfico de Seres Humanos, contando com a presença de palestrantes nos seguintes painéis: Boas Práticas e Investimento para o futuro – “Rompendo Falsas promessas – verdades que ninguém conta” e “Fluxos Migratórios no mundo atual e a sua perspetiva aos olhos da sociedade : ações e estratégias para o futuro”.
O Tráfico de Seres Humanos (TSH) é um fenómeno à escala mundial, que viola os Direitos Humanos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, proibido pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, como expressão de inviolabilidade, da dignidade humana, princípio constitucional fundamental dos estados membros e presente nos instrumentos internacionais em matéria dos direitos humanos, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
Surgiu então no ano de 2016 a EME Algarve uma resposta nesta área na região do Algarve que permitiu uma intervenção de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.
A EME TSH Algarve desenvolve o seu trabalho nas seguintes atividades: assistência a presumíveis vítimas de TSH, incluindo linhas telefónicas de apoio (24h); apoio técnico nos processos de sinalização, identificação e integração de vítimas de TSH, bem como a outros níveis que se relacionem direta ou indiretamente com o fenómeno; e ações de (in)formação sobre TSH adequadas a qualquer tipo de população alvo.
A EME Algarve conta com uma equipa diversificada que intervém no processo de sinalização, identificação e assistência a vítimas.
O seminário é promovido pela EME TSH Algarve e pela APF Algarve, em parceria com o Município de Lagos.
O programa disponível aqui.