Dezenas de alunos, professores e convidados estiveram no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, para ouvir o comendador João Paulo Diniz, o homem que, há 50 anos, a partir dos estúdios da Rádio Alfabeta, teve a coragem de lançar a senha “faltam 5 minutos para as 23:00”, seguida da música “E Depois do Adeus” do Paulo de Carvalho, sendo esta o início “da madrugada que eu esperava”.
João Paulo Diniz falou sobre os dias que antecederam a noite do dia 24 de Abril de 1974 e tudo aquilo que foi feito e dito para chegar a este dia tão importante da democracia portuguesa.
Segundo Hugo Lopes e Pedro Ramalhete, da equipa do Projeto Cultural do Agrupamento do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) Olhão, “foi uma atividade muito rica em conhecimento e saber, onde todos os presentes saíram mais ricos culturalmente”.
Esta iniciativa contou com a organização do Projeto Cultural do AEFFL e o apoio da direção do Agrupamento e do Município de Olhão, representado pela vereadora e professora Elsa Parreira.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita