A iniciativa “Impact Algarve”, realizada no dia 1 de junho, reuniu os principais intervenientes locais, na UAlg Tec Campus, Universidade do Algarve, incluindo deputados, representantes políticos e municipais, empresários, académicos, estudantes, artistas, líderes da comunidade e cidadãos. Estes participaram num diálogo co-criativo e desenvolveram uma estratégia unificada para o desenvolvimento sustentável do Algarve até 2030.
“A adesão ao evento foi a prova viva de que todos estão interessados, e são necessários, para transformar o Algarve numa região mais inovadora, com condições para atrair mas também para reter talentos, criando oportunidades para desenvolvimento profissional. A magia do Algarve não pode ser apenas para quem o visita. Tem de ser uma realidade para os que cá vivem e para as gerações vindouras”, afirmou António Guerreiro, diretor executivo da Algarve Evolution.
O esforço de colaboração centrou-se em várias áreas críticas: inovação, crescimento económico, sustentabilidade ambiental, equidade social e reforço do envolvimento democrático.
“O evento proporcionou a todos os participantes uma oportunidade de co-desenharem mudanças práticas que, até 2025, aproximariam o Algarve do futuro desejado pelos participantes. Desta vez, fizeram-no em conjunto com políticos, e não apesar deles. Esperamos que este evento inspire mais cidades e regiões a agir, organizando os seus próprios workshops”, afirma Claudio Lanza, cofundador da Get Real.
Representantes do PS, PSD, Chega, IL, BE, PAN e Volt contribuíram para a visão partilhada para o Algarve, que inclui “a necessidade de diversificar a economia para alavancar os pontos fortes da região no turismo, na agricultura e nas energias renováveis”, explica a organização.
A ênfase foi colocada nos serviços públicos, na promoção da inovação e no apoio às pequenas e médias empresas (PME) para criar oportunidades económicas resilientes para as comunidades locais.
De acordo com a Get Real, “após as eleições europeias, será publicado um relatório exaustivo com as recomendações políticas ambiciosas e accionáveis formuladas pelos participantes”.
“Acreditamos que o Impact Algarve representa uma oportunidade para toda a região moldar o seu próprio futuro e capturar investimento. Nós, na Get Real, esperamos que mais partes interessadas apoiem futuras sessões de diálogo, expandindo o alcance do Impact Algarve para além de Faro. A mudança não acontece de repente. É o trabalho de muitos, que pressionam por pequenas mudanças, que coletivamente conduzem a um futuro melhor”, sublinha Inês Bravo Figueiredo, cofundadora da Get Real.
A iniciativa “Impact Algarve” foi realizada pelas organizações sem fins lucrativos Get Real e Algarve Evolution.
Leia também: Quanto tempo pode o carro ficar estacionado no mesmo local? Saiba o que diz a lei