Gracinda dos Mártires Firmino Andrade celebra este sábado a bonita idade de 100 anos, uma data que a família faz questão de assinalar. O Postal do Algarve quis conhecer um pouco da vida desta centenária que é uma lutadora e que, apesar das adversidades da vida, ama viver.
Nascida a 1 de junho de 1924, no Livramento, mais precisamente no Sítio da Arroteia, no concelho de Tavira, muito cedo começou a seguir os passos da mãe, e aos cinco anos de idade já ajudava na apanha da amêijoa.
“Não andou na escola, mas durante toda a sua vida foi uma mulher muito trabalhadora”, conta ao POSTAL uma neta da centenária.
Aos 18 anos, Gracinda foi viver para o Belmonte, ou Poço da Caldeirinha, como é conhecido por muitos, com o seu marido Américo Carrasqueira. Dessa união nasceram sete filhos: Joviano, José, Nídia, Francisca, os gémeos António e Arcanjo, e o João.
Ao longo da sua vida passou por grandes desgostos, pois morreram-lhe dois filhos ainda bebés e três adultos, vítimas de cancro. Tem dois filhos homens, ainda com alguma saúde, e conta com 10 netos, 15 bisnetos e 4 trinetos.
“Gracinda Andrade trabalhou no mar quando era muito nova e no campo até aos 90 anos, foi sempre uma lutadora e apesar de todos os sofrimentos da sua vida, é uma mulher que ama viver, tem um espírito alegre, com muita força para seguir em frente”, diz-nos a sua neta Cláudia Carrasqueira Mendonça.
“O seu coração é gigante e lá cabem todos os que já passaram pela sua vida. Estar rodeada daqueles que a amam é a sua maior alegria”, acrescenta.
Hoje, com 100 anos, ainda consegue fazer a sua higiene, as suas refeições e “lava a sua loicinha”, como ela diz.
“Uma vez por outra faz pequenas caminhadas e quando a levam gosta de ir à praça, aí encontra sempre muitas pessoas conhecidas e gosta muito de conversar, pois a sua memória está muito boa, graças a Deus”, confidencia Cláudia.
Hoje, o dia de Gracinda Andrade será de festa com a família, para comemorar o seu centenário.
Leia também: Conheça o passadiço do Algarve que tem uma ponte suspensa