Oliveira do Bairro acolheu a 1.ª Gala da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, dedicada à entrega da Bandeira de Mérito Social, numa cerimónia realizada no passado dia 25 de março, que contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palha Ramalho.
Esta distinção reconhece autarquias e freguesias que se destacam através de projetos de intervenção social de relevância para as suas comunidades.

Foram submetidas um total de 532 candidaturas oriundas de todo o território continental e insular, das quais 158 foram selecionadas para receber a Bandeira de Mérito Social 2025.
A Junta de Freguesia de Aljezur foi uma das entidades distinguidas, com o projeto 𝐆𝐨𝐭𝐚 𝐀𝐥𝐣𝐞𝐳𝐮𝐫 – “uma gota que salva vidas”, uma iniciativa especialmente dirigida à população idosa que vive sozinha, através da disponibilização de dispositivos de teleassistência.
“Este projeto, implementado em 2022, foi resultado de um trabalho de proximidade junto da população e entidades locais, onde foi identificada a existência de uma carência ao nível do acompanhamento de proximidade da população, em particular dos idosos, e ainda, de pessoas com reduzidas capacidades de mobilidade”, refere a Junta de Freguesia em comunicado.
Atualmente, a freguesia conta com “𝟐𝟓 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 entregues de forma gratuita, os quais são uma mais valia para a população.”
“Esta bandeira é o reconhecimento do trabalho social de proximidade que o executivo desta freguesia tem vindo a realizar, ao qual deixamos um especial agradecimento a todos os colaboradores e entidades que tornaram este projeto possível”, sublinha ainda a nota.
“É um enorme orgulho para Aljezur e para sua população estar entre as melhores freguesias do país, no desenvolvimento de projetos sociais que têm um real impacto na sua vida diária, melhorando e capacitando para uma melhor qualidade de vida. Foi este o nosso compromisso, fazer mais e melhor pela nossa freguesia”, conclui a Junta de Freguesia de Aljezur.
Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar