O Partido Socialista (PS) de Faro mostrou-se satisfeito com a recente redução da carga fiscal no município, destacando que esta medida é resultado das propostas defendidas pelo partido nos últimos anos. No entanto, o PS considera que a decisão do executivo do PSD peca por tardia e poderia ter sido mais ambiciosa, beneficiando ainda mais os munícipes.
Nos últimos anos, “os residentes de Faro têm sentido no bolso um aumento significativo de impostos e taxas, sem verem melhorias notáveis nos serviços e na qualidade de vida”. Problemas como a falta de investimento na rede de abastecimento de água e o estado da limpeza urbana são apontados pelo PS como exemplos de áreas que não acompanharam o aumento da receita fiscal.
Segundo dados apresentados pelo PS, a receita proveniente de impostos em Faro cresceu exponencialmente na última década. A arrecadação de IRS mais do que duplicou, passando de 2,85 milhões de euros em 2014 para quase 6 milhões em 2024. Já o IMT, imposto sobre a transmissão de imóveis, quase quadruplicou, subindo de 4 milhões em 2014 para cerca de 15 milhões em 2023. Também a taxa de Derrama, paga pelas empresas sediadas no concelho, aumentou de 1,3 milhões de euros para cerca de 4 milhões de euros no mesmo período.
Taxa de Participação do IRS
Este aumento significativo de receitas leva o PS a questionar por que o Município não adotou políticas mais generosas para beneficiar as famílias e as empresas locais. O partido acusa ainda o executivo municipal de rejeitar várias propostas do PS, apenas para as reapresentar como suas no ano seguinte. Entre estas propostas estão a isenção da Derrama para empresas com faturação inferior a 150 mil euros, a redução do IMI e a diminuição da Taxa de Participação do IRS, que poderia ter poupado 1,2 milhões de euros aos munícipes em 2024.
O PS Faro reafirma o seu compromisso em lutar por medidas que coloquem os interesses dos cidadãos em primeiro lugar e apela ao executivo do PSD para que adote uma postura semelhante, de modo a construir um futuro mais justo e próspero para todos os farenses.
Leia também: Proteção Civil alerta para chuva forte no Algarve e pede que se evitem deslocações