A Festa dos Anos de Álvaro de Campos chega à sua sexta semana, trazendo novos eventos culturais que celebram a obra e o legado de Fernando Pessoa.
Entre 15 e 21 de novembro, Tavira acolhe cinema, música, poesia, fotografia e artes visuais numa programação diversificada que junta e expõe o espírito poético de pesquisadores especialistas, estudantes e amadores de poesia e de Fernando Pessoa
Sexta-feira, 15 de novembro, às 18:30, no AP Maria Nova Lounge Hotel, a cineasta e investigadora Leonor Areal junta-se à professora doutora Miriam Tavares, da Universidade do Algarve, para uma conversa e, a seguir, a exibição do filme Onde Está o Pessoa? Este filme-ensaio de Leonor Areal revela imagens raras de um concerto no Teatro República (atual Teatro São Luiz) em 1913, propondo ao público uma busca por Fernando Pessoa entre as figuras captadas pela câmara.
Ao longo do filme, a realizadora identifica várias personalidades famosas da época. Selecionado pelo Festival Il Cinema Ritrovato para a pré-abertura da edição de 2024 e distinguido com uma menção honrosa no Festival Caminhos do Cinema Português, este filme promete ser um dos destaques culturais do festival. Leonor Areal é também a autora do site arquivopessoa.net, que tem sido uma das maiores fontes de informação disponível na internet sobre a obra de Fernando Pessoa, à qual todos nós, participantes da Festa dos Anos de Álvaro de Campos temos recorrido. Aproveitaremos a oportunidade para lhe agradecer este precioso site.
No sábado, 16 de novembro, pelas 18:30, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira, os alunos e os professores da ESJAC, o ator Vitor Correia, e alguns representantes de associações culturais que participam da Festa dos Anos de Álvaro de Campos farão, para os Bombeiros, uma leitura dos poemas de Fernando Pessoa escolhidos por eles para o projeto UM MÊS DE POESIA publicado pelo Postal do Algarve em 2023.
As fotografias de Ana Carvalho, Ana Gouveia, Belarmino Pereira, Fernando Ricardo, Mário Rui Gouveia e Miguel Andrade que ilustraram as escolhas no jornal serão projetadas.
Segunda-feira, dia 18 de novembro, a partir das 18:30, inaugura-se a Exposição de Artes Visuais de Alunos das Escolas de Tavira, intitulada De Malas Feitas e Todos à Bordo, que ficará patente até ao final do festival.
Durante toda a semana, os visitantes poderão explorar as seguintes exposições:
Arte de Estudantes | Retrospectiva – Mostra uma seleção de obras artísticas de alunos das escolas de Tavira durante os anos escolares 2022/23 e 2023/24 na Festa dos Anos de Álvaro de Campos, apresentada na Casa Álvaro de Campos.
Ligações Ocultas – Em exibição na Casa Álvaro de Campos, uma planta que diz versos de Fernando Pessoa, através da sonificação das suas informações biológicas. Criação de André Conde e a equipa do projeto Ligações Ocultas do Plano Nacional das Artes no AEJAC.
Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos – Retrospectiva do artista Carlos Fonseca Martins, patente na Biblioteca Municipal de Tavira.
A Vila da Minha Infância – Exposição fotográfica com registos de Tavira no início do século XX, patente no Museu Casa Fotografia Andrade.
A Arte é Bela… e Inútil – Termina dia 17 de novembro a exposição coletiva na Artesis Galeria, com obras de diversos artistas que exploram a beleza e a utilidade da arte, em diálogo com o pensamento pessoano.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um evento cultural de sete semanas que celebra a ligação de Fernando Pessoa à cidade de Tavira.
Com uma programação rica e variada, o festival explora o legado artístico do poeta através de múltiplas expressões culturais, promovendo o diálogo entre o passado e o presente e envolvendo a comunidade local e internacional.
Mais informações sobre a programação aqui.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€