Faro prepara-se para mais uma edição da Feira de Santa Iria, que este ano terá lugar entre 17 e 27 de outubro, no local do costume, o Largo de São Francisco. As muito aguardadas celebrações em honra de Santa Iria, padroeira da efeméride, decorrerão no domingo, dia 20 de outubro.
Este ano, a organização levanta o véu sobre uma das novidades desta edição, a inauguração da nova e moderna configuração do Pórtico Norte, que ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e do presidente da Ambifaro, Henrique Gomes, dia 17, quinta-feira, às 18:00, e demais membros dos respectivos executivos, autoridades e entidades convidadas.
No dia 20, domingo, Dia de Santa Iria, a programação começará com a celebração da missa às 16:00, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia, oficiada pelo Cónego Rui Barros Guerreiro, seguindo-se o cortejo processional que colocará a imagem da Santa, como já é hábito, em exposição para todos os visitantes.
Novo pórtico configura uma entrada mais moderna e funcional
“A Feira de Santa Iria, além de preservar tradições, aposta na inovação e na melhoria contínua. Este ano, o recinto conta com novas áreas e tendas para acomodar a Zona das Entidades de forma mais elegante e acessível ao público”, explica a Ambifaro em comunicado.
“Por outro lado, amplia-se a aposta na programação do Palco Popular, com mais dias e artistas, mas que se estreia num novo local, mais próximo e melhor acondicionado, prometendo animar as refeições na área dos restaurantes (esta também redesenhada) com uma programação variada e dedicada ao folclore, à música popular e aos artistas algarvios”, acrescenta.
Outra novidade, “é a reformulação do Pórtico Norte, entrada principal da Feira, que foi configurado para uma entrada mais moderna e funcional, oferecendo uma experiência impactante logo à chegada.”
Nova imagem gráfica evoca a nostalgia e o carinho pelas memórias de um Algarve antigo
Nesta edição, a identidade visual da Feira de Santa Iria aposta numa abordagem nostálgica, inspirada nos antigos cartazes do Algarve, numa harmoniosa combinação entre a modernização da experiência e a valorização das memórias.
Entre novidades e surpresas, a Ambifaro, entidade organizadora, noticia também “a manutenção do ponto de multibanco implementado na edição de 2023, que se confirmou como um recurso de incontornável utilidade, bem como o sistema de sinaléctica, com a presença de uma planta do recinto maior e mais bem posicionada”.
Em parceira com o Município de Faro e com o apoio da União das Freguesias de Faro, da Santa Casa da Misericórdia de Faro, da Protecção Civil Municipal, Companhia de Bombeiros Sapadores de Faro, Museu Municipal de Faro, Corpo Nacional de Escutas e Guias de Faro, a Ambifaro, entidade organizadora, promete, uma vez mais, “proporcionar um evento inesquecível e que, acima de tudo, celebra o seu legado e todos aqueles que dela usufruem”.
Leia também: Descubra a aldeia com casas circulares de origem pré-histórica do Algarve