Nos meses de verão, quer seja depois da praia ou após o jantar, o gelado é uma das sobremesas preferidas dos portugueses. Com várias opções de sabores, o gelado é um doce que ajuda a combater o calor do verão. Em todo o país são muitas as geladarias que abrem para servir os residentes e turistas e há dois gelados portugueses que constam no ranking da Taste Atlas que distingue os 100 gelados mais icónicos do mundo.
Já vimos a Taste Atlas distinguir as melhores cozinhas do mundo, assim como os melhores pratos do planeta, e agora chegou a hora de este guia online de viagens apresentar os 100 gelados mais icónicos do mundo. A Itália, os Estados Unidos da América e a Argentina lideram a lista dos melhores gelados, mas Portugal também não fica de fora deste ranking. Enquanto a marca Santinni, já várias vezes reconhecida a nível internacional, consta na lista da Taste Atlas, nem todos conhecem a segunda geladaria portuguesa distinguida.
No caso da Santinni, o gelado em destaque é o com sabor a coco. Citada pela Versa, a marca avança que o gelado de coco resulta de uma “mistura das natas mais cremosas do mercado com coco proveniente do sudeste asiático”. Diz ainda a Santinni que o gelado de coco tem um “delicioso sabor tropical e uma textura cremosa, que traz um pouco do clima tropical à capital de Portugal”. Neste momento apenas pode comer gelados da Santinni em Lisboa e no Porto, apesar de já ter aberto uma loja em Faro, que encerrou no entretanto.
A Gelados Conchanata, em Alvalade, também foi distinguida pelo Taste Atlas e o gelado com sabor a nata está entre os 100 mais icónicos do mundo. “O sabor mais icónico da loja é o de nata, um gelado rico e aveludado feito de natas, que representa na perfeição a dedicação da loja a ingredientes simples e de alta qualidade”, pode ler-se no site do guia gastronómico.
Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país