Muitos dos turistas que rumam ao Algarve partem em busca das melhores praias para estender a toalha, mas não deixam de aproveitar também para passear pelas ruas das localidades em que se encontram. No entanto, quer seja por distração ou por estarem à procura do restaurante ideal para almoçar, muitos são os que acabam por ignorar o monumento que está entre os mais emblemáticos da região algarvia.
Falamos do monumento que se situa no centro da Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António. Apesar de estar à vista de todos, até porque se trata de um obelisco com 50 palmos de altura, o monumento que é um dos símbolos desta cidade algarvia passa despercebido aos olhos de muitos dos que circulam pelas ruas do centro histórico de Vila Real de Santo António.
O obelisco foi dedicado ao rei D. José e concebido para dar harmonia ao espaço. O Algarve Marafado cita a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que refere que este monumento foi colocado estrategicamente “na rigorosa interseção das diagonais dos torreões que a compõem e sublinhando a sua forma quadrada”.
Este monumento está também em perfeita consonância com a igreja, uma vez que a sua altura coincide com a altura do lintel da janela da fachada da Igreja. Ainda que o obelisco seja uma homenagem ao rei D. José, a praça onde se encontra adotou o nome de uma outra figura nacional, Marquês de Pombal.
Tal nome deve-se ao facto de ter sido Marquês de Pombal, quem mandou construir a praça onde está instalado o obelisco. Assim, a antiga Praça Real, atual Praça Marquês de Pombal, foi construída com base no estilo aplicado na reconstrução da Baixa de Lisboa, após o terramoto de 1755.
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado