Cada localidade do Algarve tem o seu mercado e a cidade de Lagos não é uma exceção à regra. Aquele que é conhecido como o Mercado da Avenida celebra agora 100 anos, mas o local onde hoje se encontra o edifício do mercado tem mais de um século de história. É que antes de ali se erguer o mercado, existia uma fábrica, destruída em 1915 por um incêndio.
Se inicialmente o mercado se destinava apenas à venda de frutas e verduras, nos anos 50 o andar de baixo passou a servir para a venda de pescado. Frequentado por centenas de pessoas, o mercado situado na baixa de Lagos é hoje um dos mais conhecidos do Algarve. Os 100 anos deste espaço não vão passar despercebidos e estão previstas celebrações.
Avança o município de Lagos que as celebrações terão inicio a 19 de outubro e apenas irão terminar no último dia do mês. Para além da animação musical com Pedro Certinho e Demmsax, irá poder assistir a dois showcookings. Um será sobre sopa de peixe e sardinha albardada, ao passo que o segundo promete ensinar a confeccionar uma cataplana de peixe e marisco.
Caso venha visitar o mercado de Lagos, percorra os três pisos do edifício e repare no painel de azulejos do artista Xana, assim como no painel evocativo da poetisa Sofia de Mello Breyner Andersen. Ambos os painéis foram elaborados aquando das obras de restauração realizadas no ano de 2004.
Uma vez em Lagos, não deixe também de conhecer o centro histórico da cidade e as suas praias. Se o tempo não pedir mergulhos, pode sempre optar por uma caminhada com vista para o oceano Atlântico, nos passadiços que se estendem ao longo das falésias.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€