Ao longo dos anos são várias as cidades portuguesas que têm sido distinguidas como a capital europeia do desporto, da cultura e até da inovação. A cidade de Faro foi candidata a capital europeia da cultura em 2027, contudo, não passou à fase final da competição. Apesar de não ter conseguido a vitória neste concurso, a verdade é que, para além de capital do Algarve, Faro é também a “capital europeia dos motociclistas”.
Faro recebe centenas de turistas todos os dias, mas não são apenas os amantes de sol e praia que se deslocam até esta cidade do Algarve. Também os apaixonados pelos veículos de duas rodas vêm até à cidade algarvia, sobretudo em julho, para se reunirem com outros amantes do universo das motas. É que, anualmente, decorre no Algarve, a Concentração de Motards de Faro, uma das maiores da Europa.
O evento decorre geralmente no terceiro fim de semana de julho, no Vale das Lamas, e recebe todos os anos mais de 15 mil pessoas. Este ano não é exceção e a 42.ª Concentração de Motards de Faro está prevista para os dias 18, 19, 20 e 21 de julho. O evento tem sempre um recinto próprio, dado que, para além da reunião de motas e motards, há concertos com atuações de renome.
De qualquer forma, nos dias em que decorre o evento, as ruas do centro histórico de Faro enchem-se de motas e motociclistas oriundos dos quatro cantos do mundo. Caso esteja em Faro durante a concentração de motociclistas e esteja cansado do barulho dos motores dos veículos de duas rodas, pode sempre apanhar o barco e refugiar-se nas praias da ilha Deserta e da ilha de Faro.
Leia também: Fica no Algarve o paraíso que é alternativa às Maldivas ou Caraíbas