A Associação Ecologia Activa vai promover, nos dias 7, 8 e 9 de junho, entre as 20:30 e as 22:00, as oficinas experimentais, “Mãos na Terra”, nas Quatro Águas. Seguindo-se, a 23 de junho, “Liberdade para Criar”, às 18:00, na Horta Comunitária da Amendoeira, espaço do Centro de Experimentação Agrícola de Tavira – CEAT.
“No dia 25 de Abril de 1974, nasceu a tradição dos cravos. Esses cravos em grande parte crescidos e colhidos em Tavira no Posto Agrário de Tavira (CEAT- Centro de Experimentação Agrária de Tavira) viajaram até Lisboa e revolucionaram a história de Portugal trazendo consigo a liberdade e a democracia, tirando o nosso país de um sufoco ditatorial de 41 anos!…”, explica a Ecotopia Activa em comunicado.
Este ano, comemoramos 50 anos deste mítico dia e para fazer jus aos princípios de Abril, a Associação Ecotopia Activa propõe “a toda a população de Tavira, de todos os géneros, idades, raças ou religiões, que plantem cravos nas ruas, varandas, pátios, quintais e hortas para homenagear e perpetuar toda a simbologia do cravo.” Vamos tornar Tavira a cidade dos cravos!”
Durante o Equinócio da Primavera e o Equinócio do Outono, serão ser desenvolvidas duas oficinas experimentais “Mãos na Terra” e “Liberdade para Criar”, que irão proporcionar o contacto directo com a terra e permitirão estimular a criatividade artística dos participantes, tomando assim conhecimento que os cravos usados na revolução de 1974 foram cultivados em Tavira.
A Associação Ecologia Activa estará presente no eco-evento EcológiTa e convida a população “a participar na oficina ‘Mãos na Terra’ para assim terem a oportunidade de plantar cravos, em modo de produção orgânico e receber dicas em matérias como solo, a água ou a fertilização”.
Na oficina experimental “Liberdade para Criar” os participantes terão oportunidade de fazer os seus próprios vasos (para receber os cravos) em material reciclável. Com largos anos de experiência em artesanato e artes manuais, a professora Violeta Weitz vai ajudar, “proporcionando a imaginação fluir, em ambiente descontraído”.
Os interessados em particicipar na oficina “Mãos na Terra” podem inscrever-se aqui.
As iniciativas são organizadas pela Associação Ecotopia Activa e contam com o apoio do Programa “Equinócios”, Município de Tavira.
Leia também: Conheça a tradição dos olhanenses que ainda hoje é cumprida