Um dos fatores que torna uma praia perigosa prende-se com as condições do mar e é por isso que a Praia do Salgado (São Martinho do Porto), assim como Praia da Consolação (Peniche) e a Praia do Guincho (Cascais) estão na lista das praias mais perigosas de Portugal. De qualquer forma, também as condições do areal podem tornar perigoso o acesso a determinada praia e é o que acontece com as duas do Algarve incluídas nesta lista.
A Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km da costa algarvia e vai desde a Praia de Manta Rota à Praia do Garrão. Ao longo da ria formaram-se algumas pequenas praias, entre elas a Praia do Lacém, que está entre as mais perigosas do país. Neste caso, existem duas praias com o mesmo nome e ambas são perigosas. Uma delas situa-se na margem continental da ria e o seu acesso é difícil, dado que é feito através de uma estrada de terra batida.
À frente desta praia existe outra com o mesmo nome, embora esta se encontre inserida no extremo oriental da ilha de Cabanas, isto é, junto à Barra do Lacém, que separa esta ilha da península onde está a famosa Praia da Fábrica. Avança o Ekonomista que a Praia do Lacém deve o seu perigo ao facto de se encontrar isolada e de ter um “aspeto de praia selvagem”, sem “estruturas e meios de apoio”.
Já no barlavento algarvio e fora da área de alcance da Ria Formosa está a outra praia considerada uma das mais perigosas de Portugal. Trata-se da Praia D. Ana, em Lagos, que, apesar de ser conhecida como uma das mais bonitas do mundo, está repleta de arribas instáveis. Este fator não é impeditivo de frequentar a praia, dado que apenas terá de ter em conta as regras de segurança que implicam um distanciamento mínimo destas arribas.
Leia também: Fica em Portugal um dos lugares secretos mais bonitos da Europa