O site European Best Destinations destacou os 18 destinos secretos mais bonitos da Europa em 2024. Entre eles, dois estão em Portugal: um no Algarve e outro nos Açores.
A lista engloba destinos de 13 países europeus. Portugal está bem destacado nesta lista, pois conta com dois destinos.
O destino algarvio nesta lista é Aljezur que é descrito pelo European Best Destinations como “um santuário com natureza protegida, um destino único que concentra o melhor de Portugal: história, gastronomia, praias, parques naturais”.
O site destaca ainda o facto do castelo histórico de Aljezur, que domina a cidade velha, está representado na bandeira de Portugal.
“Aljezur está repleto de restaurantes e bares modernos; tem uma alta qualidade de vida, longas praias como a praia da Bordeira ou a famosa praia da Arrifana e o Monte Clérigo, onde os surfistas treinam. É mundialmente conhecido que Aljezur tem um dos ares mais puros da Europa, pois este lugar é cercado por eucaliptos e pinheiros e Aljezur está virado para o oceano”, refere a mesma fonte.
O outro destino situado em Portugal e classificado pelo site como “secreto” é a Ilha do Pico, nos Açores.
“Ilha vulcânica, localizada no meio do Oceano Atlântico, a meio caminho entre a Europa e os EUA, o Pico faz parte de um tríptico de ilhas extraordinárias com São Jorge e Faial. Além das paisagens deslumbrantes, o Pico vale a pena ser descoberto pela sua riqueza geológica, mas, acima de tudo, pelas suas vinhas incríveis”, descreve o site.
Para além destes dois destinos secretos portugueses a lista é completa por três sítios em Espanha: Villajoyosa, em Alicante, Ares del Maestre, em Castellon e Castro Urdiales, na Cantábria. Dois sítios em França: Pont-en-Royan, Auvérnia-Ródano-Alpes e Le Puy-en-Velay, Auvérnia-Ródano-Alpes. Dois sítios na Alemanha também: Wuppertal e Ulm, Baden-Württemberg.
Para finalizar, os restantes países só contam com uma presença neste top composto por 18 destinos europeus: Primosten, na Croácia; Vila Flutuante de Bokodi, na Hungria; Naantali, na Finlândia; Ilha de Bour, Vágar, nas Ilhas Faroé; Blavand, na Dinamarca; Dartlo, na Geórgia; Landmannalaugar, na Islândia; Čičmany, na Eslováquia e Staithes, North Yorkshire, em Inglaterra.
Leia também: Estas são as zonas mais baratas do Algarve para comprar casa