Um estudo realizado pela Engel & Völkers revela as zonas mais secretas do Algarve que começam a ser mais procuradas para segundas propriedades entre os investidores. As localidades mais cobiçadas por quem quer investir são: a Praia Verde, a Galé, Porches, Ferragudo e Alvor.
A Praia Verde, localizada entre as dunas do sotavento algarvio, “encanta pela atmosfera de tranquilidade proporcionada pelos pinheiros verdejantes e pelo contacto com a Natureza. A ausência de prédios e a proximidade à praia fazem deste local um destino bastante procurado”, afirma a Engel & Völkers.
Esta zona é conhecida por não ter construção massiva e por oferecer propriedades à beira-mar com uma ampla privacidade. Estas características, aliadas à paisagem natural, tornam a Praia Verde “uma zona única e bastante atrativa para investidores que valorizam a tranquilidade e a natureza intacta”.
A Galé é uma “área prestigiada de Albufeira, conhecida pela baixa densidade de construção e pelo excelente acesso à praia”. A zona é caracterizada por “belas praias de areia dourada e águas cristalinas”.
Na Galé Este a “paisagem é enriquecida por algumas magnificas formações rochosas enquanto a Galé Oeste estende-se pelo seu longo areal até à praia dos Salgados”.
As propriedades na Galé são procuradas pela sua “localização privilegiada e tranquilidade, longe das áreas mais movimentadas, mas ainda perto de todas as comodidades”.
A ausência de construção massiva contribui para a “preservação do charme natural da zona”. Os investidores são sobretudo “atraídos pela combinação de paisagens deslumbrantes e pela oferta de propriedades de luxo, algumas com vista mar, tornando a Galé um destino de eleição para segundas residências”.
Porches destaca-se pela sua “abundante natureza e pela famosa Praia de Nossa Senhora da Rocha, uma das mais emblemáticas do Algarve”. A vista do miradouro de Nossa Senhora da Rocha oferece “uma paisagem única sobre o oceano Atlântico”.
Porches é um destino procurado por quem aprecia “a serenidade, a beleza natural e a proximidade a algumas das praias mais bonitas do Algarve”.
Ferragudo é uma vila tradicional de pescadores que conserva “a sua autenticidade e charme, mesmo sendo uma área turística”.
A vila oferece uma “mistura harmoniosa entre a vida local e o turismo, com as suas ruas estreitas e casas pintadas de branco, criando um cenário pitoresco. Ferragudo é menos movimentada na época turística em comparação com outras áreas, proporcionando uma experiência mais tranquila, autêntica e serena”.
A proximidade tanto ao mar quanto ao Rio Arade adiciona “um atrativo extra, permitindo uma variedade de atividades aquáticas. Nesta zona, os investidores procuram maioritariamente propriedades para passar a reforma ou moradias para remodelar e valorizar”.
“Alvor encanta pela sua atmosfera autêntica e tranquilidade proporcionada pela combinação de uma praia preservada e a reserva natural da ‘Ria de Alvor'”, destaca a Engel & Völkers.
As propriedades em Alvor oferecem “ampla privacidade e vistas deslumbrantes, tornando-se uma escolha popular entre investidores que valorizam a serenidade e a beleza natural”. A mistura harmoniosa entre turismo sazonal, residentes estrangeiros e locais contribui para “o seu ambiente único e charmoso”.
Em Alvor, à semelhança de Ferragudo, os investidores procuram sobretudo “habitações com diversas comodidades para passarem a reforma ou moradias para remodelar e valorizar”.
“No Algarve, ainda continua a predominar o investimento estrangeiro, mas estamos a observar um crescente interesse em áreas menos conhecidas que oferecem um equilíbrio perfeito entre beleza natural, cultura autêntica e tranquilidade. Locais como Praia Verde, Galé, Porches, Ferragudo e Alvor estão a ganhar destaque no mapa do investimento em segundas propriedades, atraindo aqueles que valorizam a qualidade de vida e a preservação das tradições locais”, refere Margarita Oltra, Regional Manager da Engel & Völkers Portugal.
Leia também: Esta foi a primeira aldeia algarvia a ser considerada ‘Aldeia de Portugal’. Conheça-a