“A boca cheia de cadáveres”, é como se intitula o mas recente livro de Cobramor (Hugo Filipe Lopes), sob a chancela da Traça Edições. A obra procura o local onde a poesia se reúne a matérias como o ensaio, o punk e o jazz.
Com uma atitude interventiva, Cobramor questiona, a partir da empatia e da degradação mental e espiritual, a nossa postura perante a desumanização que alastra através da insensibilidade tecnológica e a nossa fatal dormência perante o cataclismo ambiental.
Cobramor é autor, tradutor, editor e sedicioso cultural. Venceu o concurso Lisboa à Letra em 2004 e em 2006 recebeu uma menção honrosa no concurso Textos de Amor da Casa da Imprensa.
O autor traduziu Kate Tempest, Patti Smith, Gary Snyder, Guy Debord e Raul Vaneigem, entre outros. Editou os primeiros dez anos da obra de Patti Smith, o primeiro livro integral de poesia de Gary Snyder e Poesia de Resistência Palestiniana, com sua curadoria e tradução colaborativa. Publicou O Fim da noite (2016), Sol Invicto (2022), o livro infantil O Atlas do Coração (2023) e Sutra do Deserto em 2023.
Já colaborou com várias publicações, desde o jornal Público até ao Bandcamp, passando pela revista DIF, Palavrar, Mapa, Umbigo, Gerador, A Batalha, o jornal MAPA, Vice, o Caderno de Artes Cultura.Sul, entre outras.
Cobramor conta com participações em diversos eventos literários, como a Feira do Livro de Lisboa, o Festival Conexões Atlânticas ou o Encontro de Poesia Peninsular.
É programador cultural na associação cultural CAL e na associação de activismo cultural ERMO, e desenvolve projectos de spoken word e música improvisada sob vários nomes diferentes.
Licenciado em sociologia, trabalha também como copywriter publicitário criativo desde 2005.
APRESENTAÇÕES de “A boca cheia de cadáveres”
11.10 às 21:00 – União Setubalense, Setúbal
com MIGUEL TIAGO
12.10 às 16:00 – Tigre de Papel, Lisboa
com TELMA TVON & MAURÍCIO VIEIRA & FERNANDO RAMALHO (moderação)
17.10 às 21:00 – República 14, Olhão
com ROGÉRIO CÃO (convida)
20.10 às 16:00 – Ecléctico Fm, Rádio Mais, Luanda
com LUKENY BAMBA FORTUNATO & AMADEU JAZZ
Leia também: Homem ‘ressuscita’ após ambulância passar por buraco na estrada: “É um milagre”