A 4.ª edição do “Cinema Lençol” leva filmes indianos à serra de Loulé, todas as sextas-feiras, dias 2, 9, 16, 23, 30 e sábado, dia 24 de agosto, em diferentes locais de Querença e Salir, às 21:00, com entrada gratuita.
Para além das longas-metragens, serão apresentadas também cinco curtas-metragens, pequenos documentários realizados entre 2012 e 2014, por Eduardo Pinto e Laura Carlos e produzidos pela Algarve Film Commission, sobre o património imaterial do Algarve.
Na primeira sexta, dia 2, no Largo da Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz em Querença e depois no sábado, dia 24 no Largo da Igreja no Barranco do Velho, vai ser projetado “Como Estrelas na Terra”, de Aamir Khan e Amole Gupe.
Este filme recebeu os prémios Filmfare Awards de 2008 como melhor filme, melhor ator e melhor direção, foi também nomeado para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009. Em 2010, os estúdios Disney compraram os direitos e distribuíram o filme no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália.
Segundo alguns críticos, este filme é um olhar tenro sobre a importância da educação inclusiva, é um filme cativante, que se deve à forma delicada e assertiva com que o elenco aborda os personagens, acaba também por alertar os sistemas educacionais sobre a importância dos encaminhamentos escolares dados a este tipo de problemas de aprendizagem.
A projeção deste filme conta com o apoio da Associação Bhoomi Portugal e da embaixada da Índia em Lisboa. Passaremos a curta-metragem de Eduardo Pinto e Laura Carlos, a “A Arte Tradicional da Atabúa” um pequeno documentário com Vinita Neves que nos relata deste a apanha e uso desta atividade artesanal em declínio na região do Algarve.
“Fotografia” de Ritesh Batra, será o segundo filme a ser projetado no lençol na sexta-feira, dia 9, no largo da Igreja Matriz em Querença e também na sexta, dia 30 na Ermida Pé da Cruz em Salir, é uma história de amor rica em observações sociais e detalhes de personagem.
O realizador volta a mostrar ser um dos mais gentis e humanistas do cinema atual, encontrando notas de graça num filme cuja humildade narrativa e formal parecem ser uma escolha estudada. Só pelas imagens de Bombaim em toda a sua glória, o filme seria algo prazeroso, mas, felizmente, tem muito mais que isso para oferecer ao espetador. É um exímio estudo de personagens e um encantador postal urbano.
Como nos anos anteriores, antecede pequenas curtas documentais, no dia 9 teremos o “O Banjo” com Manuel Correia Paulino, no dia 30, “Pão Caseiro” com Maria da Conceição Afonso, ambos realizados por Eduardo Pinto.
Na escadaria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença na sexta dia 16, o lençol passará “Assassinato às Cegas” de Sriram Raghavan, um filme que combina ação, suspense, comédia e aventura, ao estilo das grandes produções de Bollywood.
Um verdadeiro exemplo de filme “masala”, um termo roubado ao tempero que todos os pratos indianos levam e que consiste numa indecifrável miscelânea de especiarias que atribuem um paladar único. E assim o são as produções Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo.
Apesar de desconhecidos para nós, o elenco deste filme é extremamente famoso no cinema de Bollywood, como Tabu, Ayushmann Khuranna, Rhadika Apte, Anil Dhawan, Zakir Hussain, Ashwini Kalsekar, Manav Vij e Chaya Kadam. Este é um dos filmes indianos mais bem sucedidos dos últimos anos, tanto para o público quanto para a crítica.
A projeção deste filme também conta com o apoio da Associação Bhoomi Portugal e da embaixada da Índia em Lisboa. Antes desta longa-metragem ouviremos um breve testemunho de Maria Natália, José e Aníbal Neto sobre o pastoreio no documentário “Ovelha Algarvia” de Eduardo Pinto e Laura Carlos.
Na sexta-feira, dia 23, pela primeira vez o Cinema Lençol será estendido na Eira da Adega, no Caminho da Barroca em Querença, onde se projeta um clássico do cinema, “O Invicto” de Satyajit Ray. Um belíssimo filme, que nos retrata uma índia em crescimento mas focada sobretudo à volta dos laços familiares, um dos principais temas do cinema indiano.
Vencedor de vários prémios de melhor filme em diversos festivais como o de Berlim e o de Veneza onde arrecadou 3 prémios, é um dos clássicos que todos os amantes do cinema não podem deixar de ver. “A Avezinha” de Eduardo Pinto e Laura Carlos será a curta-metragem que abrirá a sessão deste dia com Arménio Aleluia Martins que nos retrata a criação do jornal mais antigo da região.
“Cinema Lençol” é uma iniciativa da Associação Figo Lampo, coordenada e produzida por Eduardo Pinto, Paulo Tomé e Verónica Guerreiro. Com Apoio da Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Junta de Freguesia de Salir, Fundação Manuel Viegas Guerreiro da Associação Bhoomi Portugal e da embaixada da Índia em Lisboa.
Mais informações sobre os filmes e como chegar aos diversos locais em http://figolampo.pt/cinema-lencol-2024/
Programação Cinema Lençol 2024:
Dia 2 // 21:00 Horas // Ermida da Nossa Senhora do Pé da Cruz – Querença
Curta Metragem “A Arte Tradicional da Atabúa” (2012) Com Vinita Neves
De Eduardo Pinto e Laura Carlos
Longa Metragem “Como Estrelas na Terra” (2007)
De Aamir Khan e Amole Gupe
Dia 9 // 21:00 Horas // Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção – Querença
Curta Metragem “O Banjo” (2014) com Manuel Correia Paulino
De Eduardo Pinto
Longa Metragem “Fotografia” (2019)
De Ritesh Batra
Dia 16 // 21:00 Horas // Escadaria Fundação Manuel Viegas Guerreiro – Querença
Curta Metragem “Ovelha Algarvia” (2012) com Maria Natália, José e Aníbal Neto
De Eduardo Pinto e Laura Carlos
Longa Metragem “Assassinato às Cegas” (2018)
De Sriram Raghavan
Dia 23 // 21:00 Horas //Eira da Adega – Caminho da Barroca – Querença
Curta Metragem “A Avezinha” (2012) com Arménio Aleluia Martins
De Eduardo Pinto e Laura Carlos
Longa Metragem “O Invicto” (1956)
De Satyajit Ray
Dia 24 // 21:00 Horas // Largo da Igreja – Barranco do Velho – Salir
Curta Metragem “A Arte Tradicional da Atabúa” (2012) Com Vinita Neves
De Eduardo Pinto e Laura Carlos
Longa Metragem “Como Estrelas na Terra” (2007)
De Aamir Khan e Amole Gupe
Dia 30 // 21:00 Horas // Ermida Pé da Cruz – Salir
Curta Metragem “Pão Caseiro” (2012) com Maria da Conceição Afonso
De Eduardo Pinto
Longa Metragem “Fotografia” (2019)
De Ritesh Batra
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