A Escola Básica D. José I, em Vila Real de Santo António, recebeu um apoio financeiro de 5.1 milhões de euros com vista à modernização e reabilitação global das infraestruturas e equipamentos.
Esta foi uma das quatro escolas do Algarve contempladas com verbas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este financiamento faz parte do “Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas”, celebrado entre o Governo da República Portuguesa e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O ato de assinatura (termo de aceitação) dos contratos de financiamento decorreu esta quarta-feira, em Monchique, com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
A cerimónia marcou o início de um investimento total de 26 milhões de euros destinado aos 4 estabelecimentos de ensino selecionados, entre os quais se inclui a Escola Básica Dom José I.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, “o financiamento permitirá a reabilitação e modernização das instalações da Escola Básica Dom José I, proporcionando melhorias significativas nas condições de ensino e aprendizagem”.
“Trata-se de uma escola inaugurada em 1991, mas que nunca recebeu obras substanciais, pelo que necessita agora de uma remodelação total”, afirma Álvaro Araújo.
Estas melhorias irão beneficiar diretamente toda a comunidade educativa e estão em linha com desafios da transição verde e digital.
Além da EB D. José I, foram também contempladas com financiamento outras três escolas nos municípios de Monchique, Albufeira e Faro.
Leia também: Leia também: Quanto tempo pode o carro ficar estacionado no mesmo local? Saiba o que diz a lei