O Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro (CROAF) assinalou na quarta-feira passada, dia 15 de maio, a entrada do 1.000.º animal.
“Desde a sua abertura, no dia 16 de janeiro de 2023, deram entrada no CROAF um total de 1.000 animais, entre cães e gatos, por diversos motivos, tais como recolha de animais errantes na via pública, entrega pelas autoridades ou outras entidades parceiras, sequestros sanitários por agressão a animais ou pessoas ou capturas ao abrigo do programa Captura, Esterilização e Devolução (C.E.D.)”, explica a autarquia de Faro em comunicado.
No âmbito do programa CED foram esterilizados 468 felídeos, a que acrescem 215 esterilizações de canídeos e felídeos fora daquele programa.
A par das esterilizações efetuadas no CROAF, o Município dispõe de “um programa de apoio ao associativismo, através do qual apoia financeiramente associações de proteção animal que intervêm no concelho, permitindo assim que estas, de forma autónoma, também intervenham junto dos animais errantes, nomeadamente através do programa C.E.D.”.
Além do programa C.E.D. o Serviço de Veterinária Municipal de Faro, recolhe, trata e encaminha para adoção animais errantes, realiza programas educacionais junto das escolas e outras instituições do concelho e realiza fiscalizações em conjunto com as autoridades no âmbito do bem-estar animal.
Desde a sua abertura, o CROAF entregou, no âmbito de adoções responsáveis, um total de 208 animais, tendo devolvidos às suas famílias 88 animais encontrados perdidos na via pública. A grande maioria dos animais esterilizados no âmbito do programa CED foi devolvido às colónias a que pertenciam.
Leia também: É obrigatório pagar imposto ou declarar ao fisco um depósito de mais de 500 euros no banco?