O Município de Castro Marim anunciou que vai instalar mais 30 Zonas de Medição de Caudal (ZMC’s) em vários locais espalhados pelo território.
Estas Zonas de Medição de Caudal, que têm sido instaladas pelo Município de Castro Marim ao longo dos últimos anos nos principais pontos de abastecimento em todo o concelho, “contribuem para uma intervenção mais rápida em ruturas não visíveis à superfície, evitando o desperdício e apostando na poupança de água”, explica a autarquia em comunicado.
Atualmente, estão a ser instaladas nas zonas de Altura, Monte Francisco, São Bartolomeu, Barrocal, Montinho da Conveniência, Odeleite, Portela Alta, Brenhosa, Alcaria, Corte Nova e Foz de Odeleite.
A implementação de Zonas de Medição de Caudal tem também como objetivo “a adoção de uma estratégia ativa de redução de perdas nos sistemas de abastecimento, garantindo uma melhor qualidade do serviço, a sustentabilidade ambiental do território e maior resiliência dos sistemas”.
A operação contribuirá ainda para melhorar “a eficiência de utilização da água, promover o uso eficiente da mesma, contribuindo para a minimização dos riscos decorrentes da carência de água em situação hídrica normal, potenciada durante os períodos de seca e eliminar os desperdícios, reduzindo as perdas nos sistemas”, conclui.
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa