A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão celebra o 98.º aniversário no próximo domingo com. um programa especial, sendo a comemoração dividida entre Portimão e a Mexilhoeira Grande.
O programa das comemorações contará, de entre várias individualidades, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, com o seu arranque marcado para as 08:30, no Quartel-Sede, com o habitual toque de “Alvorada” e hastear das bandeiras em saudação à população.
Seguir-se-á uma homenagem aos soldados da paz falecidos, no cemitério de Portimão, com a deposição de uma coroa de flores no talhão dos Bombeiros. Pelas 11:30 será celebrada pelo capelão dos Bombeiros de Portimão, Padre Mário de Sousa a missa de sufrágio na Igreja Matriz.
O período da manhã será concluído com a inauguração e bênção de novos meios operacionais na lateral da igreja.
A partir das 14:15, já na Mexilhoeira Grande, será realizada uma formatura geral do Corpo de Bombeiros, para receção aos convidados junto ao Pavilhão Desportivo da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclo, José Sobral.
Seguidamente, iniciar-se-ão as cerimónias protocolares com juramento de bandeira dos estagiários e a sua promoção à categoria de bombeiro de 3.ª, nesta sequência, decorrerão também as promoções, a bombeiro de 2.ª e bombeiro de 1.ª.
O programa inclui também a entrega de distinções honoríficas aos bombeiros por atos de coragem e abnegação no salvamento de pessoas, animais ou bens, e ainda por assiduidade revelada por um serviço efetivo com exemplar comportamento e dedicação.
Por fim, será manifestado reconhecimento e agradecimento a diversas entidades públicas a privadas que durante este ano contribuíram para o engrandecimento desta Instituição.
A sessão solene contará com a presença das entidades oficiais, de âmbito regional e local, e contará com diversas alocuções.
O programa das comemorações terminará, pelas 18:00, com um bolo de aniversário e um “Portimão de Honra”.
Novos meios operacionais
Na apresentação e inauguração dos novos meios operacionais, destaca-se a nova ambulância de socorro para reforço da resposta no âmbito da emergência pré-hospitalar, que se verifica cada vez mais ser essencial para a casuística não só no concelho, mas também da região.
Também o novo veículo de comando tático é uma necessidade também vital que permitirá “a manutenção do comando e controlo na resposta operacional de qualquer ocorrência, com destaque para os meios tecnológicos de apoio à decisão, que caracterizam este veículo como a resposta adequada às necessidades do quotidiano Portimonense”.
Estes novos meios operacionais surgem em substituição de veículos em final de vida que já não correspondiam as necessidades operacionais do concelho de Portimão, tendo sido adquiridas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão.
Leia também: Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos