Mais de 20 anos depois, a banda Sérgio Peres voltará a atuar em Vila Nova de Cacela, no concelho de Vila Real de Santo António, no dia 1 de janeiro de 2025, pelas 17:00 no Largo Manuel Cabanas, com entrada livre.
O ano de 2025 vai começar em grande com um concerto desta banda algarvia, integrado nas celebrações de Passagem de Ano do Município de Vila Real de Santo António, seguindo-se fogo de artifício.
A Orquestra Sérgio Peres explica em comunicado que “encontra-se atualmente a preparar este espetáculo com ensaios”, prometendo uma grande atuação “recheada de músicas originais, êxitos de outras décadas e ainda novos temas, celebrando 53 anos de carreira”.
A banda vilarrealense regressou ao ativo em setembro de 2023 com concertos no Algarve e Alentejo, além de ter sido homenageada pelo Lusitano Futebol Clube, com a promessa de muitas novidades para os próximos meses.
Orquestra Sérgio Peres foi criada a 31 de maio de 1971 em VRSA
A Orquestra Sérgio Peres foi criada a 31 de maio de 1971 em Vila Real de Santo António, pelo fundador que deu o nome à banda, Sérgio Peres.
A sua figura principal e fundadora dirigiu a banda durante alguns anos com o objetivo de animar as noites do verão algarvio. Após a sua morte, o grupo continuou através do desejo e motivação de Toi Dourado, falecido em 2016.
Durante várias décadas e com algumas mudanças de membros, o grupo musical algarvio pisou palcos em Portugal, incluíndo as ilhas, e Espanha.
O seu vasto repertório musical em várias línguas (português, espanhol e inglês), os temas originais e o material de som e luz próprio de alta tecnologia para a época marcaram uma geração.
O tema original “Sem Ti”, lançado em 1986, foi gravado em Lisboa nos estúdios da MMO Power e escrito por Luís Peres, Toi Dourado e Filipe Viegas, tendo conquistado um Disco de Prata pela venda de 15 mil unidades.
Com vários álbuns editados em formatos de cassete, vinil e CD, ao longo dos anos também marcaram presença em programas televisivos nacionais como o “Estúdio 4”, da RTP em 1988 e “A Vida É Bela”, da TVI em 2004, apresentados por Carlos Ribeiro.
A 15 de julho de 1989 gravam e lançam o hino oficial do Lusitano Futebol Clube de Vila Real de Santo António, nos estúdios MMO Power em Lisboa.
Em 2001 foram convidados a participar no filme luso-italiano “Água e Sal”, realizado e escrito por Teresa Villaverde e produzido por Paulo Branco, cujas gravações decorreram em Cacela Velha.
Depois de alguns anos de pausa, a banda regressou aos palcos para um concerto especial comemorativo das Festas de Nossa Senhora da Encarnação, na Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, a 3 de setembro de 2023.
Repleto de nostalgia e com uma grande moldura humana, o concerto foi um sucesso garantido e foi transmitido em vídeo através da internet para o resto do mundo, atingindo até ao momento mais de 25 mil visualizações.
No final do mesmo ano, a banda volta a subir ao palco daquela praça vilarrealense com um concerto de passagem de ano, a 31 de dezembro, com um novo conceito.
Interpretando apenas temas originais da banda, o concerto inclui ainda a projeção em vídeo de fotografias e vídeos antigos, apelando à nostalgia dos seus seguidores e recordando toda a história do grupo.
Atualmente a banda é composta por Telmo Dourado, Pedro Dourado, Filipe Viegas, Jorge Toledo, Ângelo Viegas e Tiago Lopes. Pelo grupo já passaram músicos como Fernando Reis, Tony Dourado, Luís Peres, Nelson Ramiro, António Nogueira, Tozé Soares, Rui Fialho, Jorge Ferreira, Victor Pereira Braz, Marcelino Lorador, André Ramos e muitos outros…
Acompanhando a evolução da tecnologia, a banda possui atualmente página de Facebook, Instagram e YouTube.
Leia também: Lidl lança caixas organizadoras de frigorífico que vão facilitar a vida nesta época do ano por 2,99€