Esta terça-feira, entre as 14:00 e as 17:00, a baixa da cidade de Tavira vai ser cenário de um simulacro que envolve uma embarcação de tráfego local, onde se simula a ocorrência de um foco de incêndio a bordo.
“Durante este evento é natural que se verifique a ocorrência de alguns condicionamentos de trânsito, tal como aconteceria em contexto real”, explica o Município de Tavira em comunicado.
O simulacro envolve a presença de três corporações de Bombeiros do Sotavento algarvio, nomeadamente, Tavira, Vila Real de Santo António e Alcoutim.
Colaboram na realização desta ação diversas entidades/serviços, designadamente, Serviço Municipal de Proteção Civil de Tavira, Corpo dos Bombeiros Municipais, Autoridade Marítima (equipas da Polícia Marítima, Estação Salva-Vidas e de Combate à Poluição da Capitania do Porto de Tavira), Polícia de Segurança Pública, Agrupamento 100 Escuteiros de Tavira, Junta de Freguesia de Tavira, Alunos do Curso de Proteção Civil do AEJAC de Tavira, Silnido – Transportes Fluviais, Lda., Divisão de Comunicação e Modernização Administrativa da CMT e Departamento de Sustentabilidade e Gestão Operacional da CMT.
Um simulacro é um evento de prevenção e segurança que permite “testar a eficácia do plano de emergência interno, bem como treinar os participantes, promovendo a adoção correta de comportamentos em situação de verdadeira emergência”.
Por exigência legal, todas as organizações devem estar dotadas de normas, princípios e procedimentos de atuação a seguir numa emergência.
Aproveitando o cenário fictício preparado para este treino operacional, com multivítimas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tavira pretende “reforçar a articulação e coordenação com os demais Agentes de Proteção Civil, promovendo a sua interação perante um acidente”.
Leia também: Preço do azeite vai descer a pique. Saiba quanto vai custar a garrafa