“A Casa que Germinou Nações” é o tema da próxima conversa do ciclo “Cravo, Palavra e Melodia”, que terá lugar no Club Farense, em Faro, no dia 21 de novembro, às 19:00. A entrada é gratuita.
“O escritor Amadou Dafé irá moderar a conversa entre a escritora Ana Paula Tavares e a professora Inocência Mata que resultará numa análise atenta sobre o impacto da Casa dos Estudantes do Império (CEI) na formação dos jovens estudantes das antigas colónias portuguesas, especialmente durante os anos de luta pela independência”, explica o Teatro das Figuras, organizador do evento.
Criada pelo Estado Novo no ano de 1944 para propagar os valores do império nas colónias, a CEI acabaria por funcionar enquanto viveiro de pensamentos revolucionários e criativos que influenciaram profundamente a trajetória de muitos intelectuais africanos.
Ao longo desta conversa os palestrantes serão desafiados a debater a dimensão da influência daquela casa na literatura lusófona e na formação de identidades culturais e políticas.
No dia 23 de novembro as conversas vão dar lugar à música com “Lua Ki Di Nos – Homenagem a José Carlos Schwarz”, um concerto que visa celebrar o legado do compositor guineense num “tributo à resiliência das nações unidas pela língua portuguesa”. Este concerto será protagonizado pelos artistas Manecas Costa, Karyna Gomes e Remna Schwarz e acontece no Teatro das Figuras no dia 23 de novembro, pelas 21:30.
A conversa “Cravos e Causas: O Espírito de Abril Hoje” vai encerrar o ciclo “Cravo, Palavra e Melodia”, com a artista Camila Maissune, a investigadora Ângela Coutinho e a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, no dia 19 de dezembro.
Neste espaço de diálogo as palestrantes vão refletir sobre o modo com o 25 de Abril “impulsionou o combate às desigualdades e a luta pelos direitos cívicos, estabelecendo pontes entre o passado revolucionário e os desafios contemporâneos das sociedades pós-coloniais”. Esta conversa terá lugar no dia 19 de dezembro, pelas 19:00, no Club Farense e a entrada é gratuita.
Os bilhetes para o concerto “Lua Ki Di Nos – Homenagem a José Carlos Schwarz” podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras (de terça-feira a sábado, das 13:00 às 19:30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou online (https://teatrodasfiguras.bol.pt).
Leia também: Novo champô do Lidl: um “sonho mágico” que só dura até ao fim do stock que custa 1,39€