O Município de Albufeira integrou recentemente o programa-piloto Educar para uma Geração Azul, desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE).
“Depois de cinco anos de implementação, este programa já formou mais de 1300 professores, abrangendo mais de 24 mil alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de oito municípios em Portugal continental e das nove ilhas do arquipélago dos Açores”, referem os promotores em comunicado.
O programa Educar para uma Geração Azul tem como principal objetivo “qualificar novas gerações de cidadãos, tornando-os mais comprometidos e ativos na proteção do oceano”. Reconhecendo os professores como os principais agentes de mudança, disponibiliza “formação e ferramentas educativas que lhes permitem abordar os temas do oceano quando trabalham as Aprendizagens Essenciai”s.
Os resultados de um estudo de avaliação de impacto, em seis municípios e ao longo de quatro anos, mostram que os alunos sabem mais sobre o oceano, estão mais conscientes da importância que este tem nas suas vidas e reconhecem o impacto da ação humana no oceano.
Nas escolas, fala-se do oceano enquanto se aprende português, matemática e estudo do meio, tendo sido também criadas, em algumas escolas, disciplinas com foco no oceano, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular.
Tendo em conta os resultados positivos alcançados, o programa será escalado a nível nacional, integrando a literacia do oceano no currículo escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em linha com as orientações das Nações Unidas e da União Europeia para a criação de currículos mais “azuis”.
Para celebrar o término da fase-piloto deste programa e o lançamento da nova coleção Patrulha Ação Azul, os livros estão a ser oferecidos a mais de 15.000 alunos do 1.º Ciclo dos oito municípios do continente envolvidos no programa Educar para uma Geração Azul. São quatro livros infantis educativos, que estarão também disponíveis gratuitamente para o público no formato de e-books.
Em Albufeira, a oferta destes livros que fomentam a curiosidade, o conhecimento e a aprendizagem sobre o oceano e que integram o Plano Nacional de Leitura, realizou-se nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Auditório Municipal de Albufeira.
As sessões contaram com a participação de mais de 1600 alunos, tendo sidooferecidos livros a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do município.
A integração curricular da literacia do oceano é verdadeiramente estratégica e diferenciadora para Portugal.
Os alunos desta Geração Azul serão cidadãos mais preparados para serem futuros líderes com mais consciência ambiental, proactivos na valorização e aumento do capital natural azul, fundamental para o futuro da região do Algarve e do país.
Leia também: Vila portuguesa considerada das melhores aldeias turísticas do mundo pelo património rural e tradição