A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) abre as portas na próxima quinta-feira para uma mostra de produtos locais e sustentáveis e sessão de showcooking no âmbito do projeto GrowLIFE.
O objetivo é tornar o consumo alimentar mais saudável e sustentável. É esta ideia que norteia o projeto Growlife, coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova e que tem como parceiras as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal.
“O GrowLIFE pretende fazer exatamente aquilo que o nome significa: ‘Cultivar a vida’. Quer mudar comportamentos, tornar acessível a todos a alimentação saudável, garantir a subsistência dos agricultores e proteger o meio ambiente”, explica a EHTA em comunicado.
Para isso é preciso “aproximar os produtores locais, devidamente certificados, dos consumidores e partilhar conhecimento sobre práticas sustentáveis, desde a horta até à cozinha”.
O Dia Aberto dos Produtores irá decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, entre as 10:00 e as 13:00, proporcionando uma experiência única de aprendizagem e partilha entre produtores, alunos, formadores e público em geral. Esta iniciativa conta com a parceria do projeto Revitalgarve e Câmara Municipal de Faro.
Neste Dia Aberto irá realizar-se uma mostra de produtos da região, locais e biológicos, que serão trazidos pelos próprios agricultores, uma sessão de showcooking durante a qual estes alimentos serão confecionados de forma inovadora pelos alunos e formadores e ainda uma conversa aberta sobre o futuro da alimentação e a importância da agricultura de proximidade.
“Como futuros profissionais de cozinha, os alunos terão mais uma oportunidade de perceber as vantagens dos circuitos de proximidade e de valorizar o produto na sua totalidade, dando azo à sua criatividade. Reduzir o desperdício alimentar, Repensar técnicas de confeção e Recuperar produtos atualmente pouco utilizados na culinária algarvia, serão os 3Rs em destaque neste Dia Aberto de Produtores. A Sustentabilidade é o foco comum do Projeto GrowLife e das Escolas do Turismo de Portugal”, refere Marília Mendes, professora e embaixadora da Sustentabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
A sessão de showcooking terá como objetivo “incentivar os consumidores a integrar estes produtos locais na sua alimentação, de forma prática e sustentável, através da demonstração de formas inovadoras de utilização destes alimentos na cozinha”.
Os alunos de Gestão e Produção de Cozinha e de Pastelaria vão preparar e apresentar, sob a orientação do chefe Abílio Guerreiro e colaboração da chefe Mariline Pinguinha uma seleção de iguarias criadas a partir dos produtos fornecidos pelos produtores locais, como cogumelos shiitake, queijo fresco de cabra, requeijão e almece, mel da serra algarvia, cardo, acelgas, tengarrinhas e muitos outros.
Também os alunos de Gestão de Restauração e Bebidas, sob orientação da chefe Maria Colaço irão demonstrar como é possível incorporar estes ingredientes em combinações criativas e inesperadas na área da mixologia e bar.
“Este desafio incentiva a criatividade, o empreendedorismo e a valorização dos produtos endógenos certificados, biológicos e sustentáveis, preparando os futuros profissionais para um mercado competitivo e em constante evolução”, refere o chefe Abílio Guerreiro.
Este é um evento que envolve tradição e inovação, que promove a identidade regional e impulsiona o conceito de sustentabilidade como um pilar fundamental para o futuro da alimentação.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro, convida a população “a participar neste Dia Aberto, onde tradição e inovação se encontram à mesa”.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem