O Algarve Tech Hub Summit, que decorreu em Albufeira durante três dias, entre 23 a 25 de outubro, contou com a presença de especialistas na área da inovação digital e figuras de destaque como Ricardo Lima, Head of Startups & Investers da Web Summit, Ioannis Sagias, deputado da Comissão Europeia, Helena Rosário da Costa, da Agência Nacional de Inovação e Sandro Mendonça, presidente do Instituto Europeu de Patentes.
O certame teve por principal objetivo promover o ecossistema regional de empresas tecnológicas, dar a conhecer bons exemplos e lançar o debate sobre temas na ordem do dia, ligados à inovação.
“Com temas de vanguarda como Inteligência Artificial, Blockchain, inovação em áreas como o Turismo, Saúde e Agricultura, bem como financiamento para startups, o evento reafirmou o potencial do Algarve para se tornar um polo tecnológico de referência na Europa”, afirma Ricardo Calé, vogal da direção da Algarve STP, que destacou a importância do certame para diversificar a base económica da região.
“Temos o Turismo, que muito nos orgulha, e tem de continuar com qualidade e mais investimento, mas temos de trabalhar também no setor tecnológico, criar infraestruturas para que os empresários invistam e tragam negócios para cá. A região está pronta e tem todas as condições para promover a tecnologia e a inovação”, acrescenta.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que participou nos trabalhos, sublinha que “a realização deste tipo de eventos é de extrema importância, uma vez que ajuda a diminuir a sazonalidade, atraindo pessoas de diferentes partes do mundo, contribui para diversificar o produto e colocar a região no mapa global da tecnologia, da inovação e da transição digital”.
Ao acolher o evento, José Carlos Rolo reforça, assim, o seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e inovação na região.
Nesta terceira edição, o Algarve Tech Hub Summit apresenta um balanço bastante positivo, tendoultrapassado as expectativas da organização.
O evento atraiu mais de 400 participantes e um total de 100 oradores de renome a nível nacional e internacional que, ao longo de três dias discursaram distribuídos por 35 painéis, o que, de acordo com a organização, “constituiu uma oportunidade única de promover conexões com líderes da indústria, descobrir e debater as últimas inovações tecnológicas em diferentes áreas e sessões sobre como alavancar ecossistemas de inovação”.
Foram três dias de aprendizagem e networking, workshops apresentação de um StartUp Showcase, onde vários “aspirantes a empresários” apresentaram os seus pitches com vista a avaliar se as suas propostas e ideias de negócio “tinham pernas para andar” e potencial de crescimento.
Algumas das empresas que participaram no certame eram da região do Algarve, nomeadamente uma empresa que está a desenvolver testes para o cancro da mama, que vai ser a primeira a lançar o produto, que não há em nenhum outro lugar do mundo, e outras que estão a inovar na criação de medicamentos para a dor.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€