Sob o lema “Arribas! Proteja-se a si e aos outros. Evite o acidente”, a campanha, que teve início no passado dia 1 de julho nas praias de Albufeira, alerta os veraneantes para a necessidade de respeitarem a sinalética e de adotarem medidas de proteção adequadas à frequência das praias, com vista a prevenir comportamentos de risco e eventuais acidentes.
Trata-se de uma iniciativa realizada em parceria com a Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) que, este ano, conta com o apoio da Unidade de Saúde Pública de Albufeira, aproveitando para, simultaneamente, sensibilizar os frequentadores das praias para o risco da exposição solar.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira alerta que “a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Este trabalho de sensibilização que desenvolvemos todos os anos, durante a época balnear, traduz a nossa preocupação e forma de estar na atividade turística. Albufeira é e queremos que continue a ser conhecida como um destino seguro”.
Albufeira tem 30 quilómetros de costa, rodeados por arribas de rara beleza, sendo o Município do país com o maior número de bandeiras azuis hasteadas (25, a totalidade das zonas balneares do concelho), o que comprova a excelência ambiental das suas praias. Contudo, o processo natural de erosão a que estão sujeitas, potenciado pelo inverno, coloca-as em situação de risco, aumentando o perigo de derrocada ou queda de blocos.
As arribas ou falésias, como são vulgarmente conhecidas, são um processo geológico natural em permanente evolução, resultado da erosão provocada devido à interação com o mar, o clima e o vento; o que as torna frágeis e instáveis.
Todos os verões, ou mesmo fora da época balnear, quando o bom tempo o permite, é frequente vermos pessoas a passear nas arribas, na sombra das falésias ou a fazerem pose para uma selfie junto a uma bonita formação rochosa, mostrando falta de conhecimento sobre os perigos a que estão sujeitas. Consciente desta realidade o Município de Albufeira tem vindo “a apostar em campanhas de sensibilização com vista à segurança nas praias, através da distribuição de folhetos bilingue (português e inglês) destinados a informar os banhistas sobre os perigos associados às arribas e a melhor forma de os prevenir”.
“Para sua segurança, sempre que for à praia siga os conselhos do SMPC: prefira praias vigiadas; não permaneça no topo ou na base das arribas e também não estacione no topo das mesmas; evite os caminhos arriscados de acesso à praia através do atravessamento de falésias; respeite as recomendações dos nadadores salvadores; afaste-se dos locais onde se verifique a existência de pedras soltas e fissuras; não utilize a zona junto à arriba para se abrigar do sol e do vento”, alerta a autarquia.
Leia também: Conheça as praias portuguesas onde Cristiano Ronaldo passa férias. Uma fica no Algarve