Os Monumentos afectos à Direcção Regional de Cultura do Algarve, com controle de entradas – Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Sra de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ruínas Romanas de Milreu – apresentam indicadores muito favoráveis no corrente ano, com um aumento do número total de visitantes de cerca de 11 % (dados até Outubro).
Segundo a Direcção Regional de Cultural do Algarve, “a Fortaleza de Sagres é o monumento da região que superou as expectativas, tendo já ultrapassado os 300 mil visitantes (até 31 de Outubro), o que não acontecia desde há 14 anos (ano 2000) e que se traduz num aumento de 12 % relativamente ao período homólogo de 2014”.
Encontra-se a decorrer o PRVPS – Projecto de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres – o que condiciona em parte a disponibilidade de oferta cultural, de um dos monumentos mais emblemáticos da região e um ícone nacional. Apesar das condicionantes que tal projecto acarreta, o Promontório de Sagres continua a superar a expectativas e a maravilhar quem visita esta Finisterra algarvia.
Algarve tem rico e diversificado património
Não faltam motivos para visitar o património rico e diversificado do Algarve: património militar, religioso ou civil; património natural/ambiental ou construído; Património material ou intangível; ligado à grande aventura dos Descobrimentos, ou ao Legado árabe, romano ou pré-histórico.
“O Algarve e o seu Património têm muito para oferecer, e ainda mais se estes espaços patrimoniais se transformarem em lugares de vivências actuais; não só para quem nos visita e quer conhecer a história e cultura da região, mas também para quem vive no Algarve – as várias comunidades residentes”, destaca aquela direcção regional.
Foi com esta linha orientadora que nasceu o DiVaM em 2014, um programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, implementado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, com o objectivo de aproximar as comunidades do seu património.
Trata-se de um programa de fruição cultural, organizado por ciclos que são transversais a várias linguagens artísticas (música, artes plásticas, cinema, artes performativas, etc) e a vários públicos (escolar, sénior, famílias, etc), que pretende dar um nova vida aos Monumentos da região. São sete ciclos temáticos em sete monumentos algarvios.
O programa DiVaM 2015 deu início no dia 21 de Março (Dia Mundial da Poesia e início da Primavera) tendo superado as expectativas do público, e atingido cerca de 4800 participantes (de Março a Outubro).
O programa encontra-se ainda a decorrer e irá encerrar em meados de Dezembro, com um evento muito especial na Ermida de Nª Sra de Guadalupe (a anunciar em breve).