A Sociedade da Água de Monchique anunciou hoje um investimento de 8,5 milhões de euros, o qual vai permitir duplicar a capacidade de engarrafamento da produção e aumentar a faturação para 15 milhões de euros.
Este investimento “compreende estruturas, equipamentos, pessoas, formação, marketing e comunicação, design”, afirmou, em declarações à Lusa, o presidente executivo da Sociedade da Água de Monchique, Vítor Hugo Gonçalves.
O gestor falava no final da apresentação do investimento na reformulação das novas linhas de produção, o ‘rebranding’ da marca e a aposta na inovação e na sustentabilidade, que decorreu na noite de ontem em Lisboa
O investimento é, “sobretudo, nos equipamentos, as estruturas são aquilo que mais pesa”, salientou.
A reformulação das novas linhas vai permitir aumentar a produção.
“Significa mais que uma duplicação da capacidade de produção, contamos num período muito curto atingir anualmente os 140/150 milhões de litros engarrafados”, acrescentou Vítor Hugo Gonçalves.
A empresa tinha já alcançado o máximo da sua capacidade produtiva instalada em 2017.
Questionado sobre a faturação em 2019, o presidente executivo da Sociedade da Água de Monchique referiu que foi de “cerca de oito milhões de euros”, uma estagnação face ao ano anterior.
“Com este investimento vamos conseguir quase duplicar a nossa faturação em 2020”, afirmou.
A empresa espera que o volume de negócios suba este ano para cerca de 15 milhões de euros, atingindo uma quota de mercado de 11%, o que representa um aumento de 60% face a 2019.
Relativamente ao mercado externo, o peso atual ainda é pequeno, mas com este investimento Vítor Hugo Gonçalves espera agora “avançar com uma maior força e confiança e responder à procura”.
Questionado sobre quais os mercados que mais têm procurado a água Monchique, o presidente executivo apontou “o chinês, que tem apetência por águas de muita qualidade”, tal como o americano e o europeu. Neste último destacou Espanha.
O responsável da empresa apontou ainda o Médio Oriente, que está a despertar para esta área.
Koweit, Qatar e Arábia Saudita têm sido os mercados que mais interesse têm manifestado na água Monchique, detalhou.
Atualmente, com 40 pessoas a trabalhar na empresa, a Sociedade da Água de Monchique vai passar para os 50.
“E a breve trecho chegaremos aos 60”, disse.
A marca também vai apostar numa campanha de marketing, para apresentar a nova imagem e reforçar a sua presença junto dos consumidores portugueses, numa ação que arranca em 23 de março e resulta de um investimento “à volta dos 500 mil euros”.
Inovação, sustentabilidade e diferenciação são os três vetores pelos quais a empresa pretende que os seus produtos sejam reconhecidos no mercado.