O Secretário de Estado do Comércio e Adjunto, Paulo Alexandre Ferreira, está em Tavira a promover o programa ‘Portugal Sou Eu’ do Ministério da Economia.
O dia começou com música do Grupo de Cantares do Projecto Lado a Lado, seguido do Fado com Alma, numa animada recepção ao Secretário de Estado, na Praça da República.
Depois da calorosa recepção, Paulo Alexandre Ferreira seguiu para o Salão Nobre dos Paços do Concelho para um momento de ‘Conversas com…’, onde a Multifrequência, o Hotel Rural Quinta do Marco e o Bioco Tradition, formalizaram a sua adesão ao programa do Governo.
Para o Presidente da Câmara, “é um gosto receber o ‘Portugal Sou Eu’ em Tavira”, a única zona do Algarve onde o programa esteve durante a tour que se iniciou a 26 de Abril, no Cais da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, e termina precisamente hoje, nesta cidade algarvia, depois de percorrer 12 cidades de 13 distritos de Norte a Sul do país, num total de mais 2000 quilómetros.
Jorge Botelho acredita que “as pessoas que vêm hoje ao Algarve já não vêm com os mesmos propósitos que vinham há 20 anos. Hoje os produtos portugueses são especialmente reconhecidos e isto pode ser uma excelente oportunidade em termos de trabalho”.
Secretário de Estado afirma que Portugal está num bom momento
Na cerimónia de formalização das novas entidades ao programa, Paulo Alexandre Ferreira começou por deixar claro que “este não é um programa do Governo mas sim um programa de todos”. Para o Secretário de Estado, o programa ‘Portugal Sou Eu’ favorece o crescimento económico, não só numa componente interna mas também numa componente externa, no sector do turismo”.
O representante do Governo acredita que “o país é muito rural e isso potencia o bom momento que Portugal está a passar”. Inovação é a palavra de ordem e para o Secretário de Estado do Comércio e Adjunto, é isso mesmo que se está a passar no país. “ Portugal tem a capacidade de reinventar e reestruturar, o que torna os serviços mais próximos dos consumidores nacionais.”
Programa foi criado para dar destaque à produção nacional
O programa ‘Portugal Sou Eu’, do Ministério da Economia, foi criado para valorizar a produção nacional de produtos, serviços e artesanato, com vista a contribuir para o crescimento e divulgação das pequenas e médias empresas.
Neste sentido, durante o dia de hoje, 8 de Junho, estão em exposição, na Praça da República, produtos e serviços com os selos ‘Portugal Sou Eu’: produtos, artesanato, serviços e estabelecimento aderente. Os selos são atribuídos com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego e valor acrescentado nacional da empresa.
O POSTAL falou com alguns turistas que visitaram a exposição e todos adoraram os produtos nacionais e houve mesmo quem já tivesse comprado alguns.
Durante a tarde, a comitiva constituída por representantes de várias entidades e alguns empresários locais, visitou diversas empresas do concelho.
O Secretário de Estado despede-se de Tavira na Praça da República, com a actuação do Rancho Folclórico de Tavira, não sem levar consigo umas delícias da região algarvia, oferecidas pelo presidente da Câmara.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)