O merchandising utiliza produtos – como brindes personalizados – para promover esse produto ou serviço. É uma estratégia que pode ser utilizada em diversos contextos. De acordo com o guru do marketing digital Neil Patel, existem cinco tipos de merchandising:
- Visual Merchandising
- Merchandising Editorial
- Merchandising no Ponto de Venda
- Merchandising de Retalho
- Merchandising Digital
O merchandising ajuda a transmitir a mensagem e os valores da marca de forma simples e em múltiplos cenários. É o caso dos eventos colaborativos – já lá iremos – que são um excelente contexto para, por exemplo, produzir t-shirts personalizadas da sua marca, produto ou serviço.
Para tal pode contar com empresas especialistas em brindes personalizados de diferentes tipologias. Mas antes da escolha dos produtos em si, convém realçar alguns pontos sobre merchandising, até porque estes têm impacto nessa mesma escolha.
O merchandising, como em qualquer outra estratégia de marketing, exige um planeamento que deve considerar diversos pontos.
Estratégia de Merchandising
OBJETIVOS
Em primeiro lugar, é preciso estabelecer objetivos. O que se pretende com o merchandising? A divulgação do seu produto ou serviço ou, por outro lado, fidelizar os clientes que já aderiram à sua marca?
Quando se estabelecem objetivos determinam-se focos de ação. Sem objetivos pré-definidos um brinde personalizado é apenas um custo para a sua empresa. Depois de fixados os objetivos, podemos passar à fase seguinte do planeamento: o público-alvo, ou target.
TARGET
Quando já se definiram os objetivos e o foco da ação é altura de pensar no target – isto é o público-alvo. Em função das necessidades específicas de cada target torna-se depois mais fácil escolher um perfil de produto de merchandising.
Assim, devem-se procurar artigos que acrescentem algo ao público em determinado evento, e que podem ser úteis e funcionais para lá do mesmo. Sem descurar, claro, a experiência vivida nesse momento específico. Esta é uma fase muito importante do planeamento.
DISTRIBUIÇÃO
Depois dos objetivos delineados e do target definido – e ainda na fase de planeamento – é tempo de pensar na distribuição do merchandising.
No caso de um evento colaborativo – com um stand aberto ao público – as possibilidades multiplicam-se, mas os custos também, visto que o volume de distribuição será inevitavelmente maior. Isso tem influência no ponto seguinte do planeamento: o custo.
CUSTO
Para um evento colaborativo deve-se ter em mente brindes personalizados mais económicos. Isso não significa descurar a qualidade dos mesmos.
A qualidade nunca deve ser sacrificada – não se deve distribuir um produto sem qualidade, ponto. Lembre-se que esse artigo estará inexoravelmente ligado à sua empresa, em vários contextos – pessoais e profissionais.
BENCHMARKING
Não há estratégia de marketing sem benchmarking. De acordo com Neil Patel, “benchmarking é uma expressão derivada da palavra benchmark, que em português significa referência.
Trata-se de uma análise aprofundada das empresas que são referências no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou marca.” Por outras palavras: fique atento ao que os seus concorrentes fazem nesta área.
Merchandising para eventos
Os eventos podem ter um carácter mais ou menos formal. Por exemplo, um evento empresarial ou corporativo pode ser uma reunião, uma formação, uma palestra, um seminário ou um congresso.
Neste caso, um brinde personalizado como uma pen USB com informação multimédia sobre o evento pode ser uma estratégia para divulgar a sua marca, produto ou serviço.
Nesse tipo de eventos pode ainda oferecer produtos como fitas de pescoço personalizadas, blocos, pastas ou canetas, bem como sacos personalizados para guardar todos estes materiais. Neste pode também incluir documentação como brochuras ou catálogos desenhados à medida deste evento.
No caso de eventos promocionais – por exemplo, lançamento de produtos – uma boa estratégia será oferecer amostras gratuitas do produto que está a promover.
EVENTOS COLABORATIVOS
Os eventos colaborativos, como feiras de indústria, são um excelente ponto para a distribuição de merchandising. T-shirts personalizadas, fitas lanyard, canecas, garrafas e relógios – há um mundo de produtos para aproximar o público da sua empresa.
Quando se fala neste tipo de eventos, devemos também considerar na sua sazonalidade. Isto é: quando é que estes eventos decorrem?
No caso de ser no verão podem, por exemplo, ser introduzidos artigos como raquetes personalizadas, sacos de praia personalizado e toalhas de praia personalizadas.