O Algarve quer afirmar-se como destino para a prática de ciclismo de competição e de lazer, tendo inscritas no calendário de 2015 cinco provas que vão ajudar a impulsionar a modalidade na região, promovidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
“O objectivo é atrair mais estágios, eventos e turistas velocipédicos para o Algarve, que poderá tornar-se um polo desportivo natural para ciclistas nos próximos anos”, refere o Turismo do Algarve em nota de imprensa.
“O clima temperado, a qualidade da oferta hoteleira e a variedade de percursos e de equipamentos fazem do Algarve um destino apetecível para o desporto. Estamos por exemplo na rota dos estágios desportivos de alta competição de futebol, que em 2014 trouxe à região as selecções da Inglaterra e da Holanda. Mas queremos também demarcar-nos no ciclismo”, diz o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, para quem o programa Cyclin’Portugal Algarve, do qual a entidade regional é parceira, “é já um bom estímulo à modalidade em território algarvio”.
Além da visibilidade que o destino ganha durante a realização destes eventos, alguns dos quais com cobertura televisiva nacional e internacional, há outra vantagem que não pode ser “negligenciada” para o destino anfitrião: o contributo para a atenuação da sazonalidade, defende o presidente.
“Os eventos incluídos no Cyclin’Portugal Algarve decorrem em Fevereiro e Março, precisamente na altura de menor fluxo turístico. Este é portanto um nicho que nos interessa explorar, tal como o cicloturismo, que só em 2012 gerou mais de dois milhões de viagens na Europa”, prossegue Desidério Silva.
A região algarvia integra a Rede Europeia das Ciclovias Transnacionais (EuroVelo) e possui infra-estruturas vocacionadas para a utilização da bicicleta, caso da Ecovia do Litoral, com cerca de 214 quilómetros que unem o Cabo de São Vicente, em Sagres, a Vila Real de Santo António. Motivos que levam Desidério Silva a concluir que “o Algarve é actualmente um excelente destino para a prática de actividades ao ar livre, como o cicloturismo e o ciclismo, que, pela sua importância, já figuram no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve”.