O Algarve continua a ser o destino de férias preferido dos turistas, cujas dormidas na região já subiram 1,4 % até Agosto, face ao ano recorde de 2014. Por isso, e para agradecer aos profissionais de turismo e residentes algarvios que ajudaram a alcançar este resultado, a Região de Turismo do Algarve (RTA) lançou a campanha de sensibilização #obrigadoalgarve sobre a importância do sector e de acolher bem os visitantes, que estará na rua até ao final de Dezembro.
Para sensibilizar os algarvios para a arte de bem receber os turistas e para desenvolver uma cultura regional favorável ao turismo, a RTA desenhou uma campanha apoiada na corrente da psicologia comportamental de reforço positivo, recorrendo às fotografias tiradas por quem escolheu a região para férias para agradecer aos que contribuíram para o sucesso dessa temporada de lazer no Algarve: os próprios algarvios.
Selfies partilhadas pelos turistas nas redes sociais dão vida à campanha
As selfies partilhadas pelos turistas nas redes sociais após a sua estada no Algarve dão assim vida a esta campanha que estará presente na rádio, nas redes sociais, em jornais impressos e online, expositores, outdoors, traseiras de autocarros, postais e acções de animação de rua.
A partir de agora, e até ao fim de Dezembro, os algarvios serão então surpreendidos com a campanha criada pela agência Bloco D para a RTA, com base na assinatura “Eles adoraram as férias! Sorria, o mérito também é seu”.
“A iniciativa surge como forma de reconhecermos o papel crucial de cada algarvio e, em particular, dos players do sector para os nossos bons resultados turísticos. Agora que já conhecemos os números até Agosto e que a época alta terminou, é a altura de trocarmos agradecimentos com todos os que ajudam a manter o destino no topo das preferências dos turistas que visitam Portugal”, explica o presidente da RTA, Desidério Silva.
Além disso, o responsável do turismo algarvio chama a atenção para o peso da Internet no futuro do sector, o qual não foi esquecido nesta campanha, começando pelo próprio claim que sugere uma ligação ao digital, através da hashtag #obrigadoalgarve.
“Hoje em dia é o próprio turista que planeia as férias, faz as reservas e influencia as escolhas dos seus familiares e amigos, ao revelar a sua viagem emocionante a um destino. Por isso não descurámos o marketing digital nesta campanha, que passará pelo online e até terá um blogue e um perfil próprio para o facebook, o instagram e o twitter, de modo a estimularmos a propagação viral da mensagem”, conclui Desidério Silva.