A reabertura ao público do Mercado de Levante está marcada para 6 de junho. O mercado dos produtores locais irá funcionar temporariamente em instalações provisórias no estacionamento do Complexo Desportivo de Lagos, em São João, mantendo o horário de funcionamento (sábados, das 7 às 14 horas).
“A escolha do local prende-se com a necessidade de cumprimento dos requisitos de segurança no âmbito da pandemia”, explica a autarquia de Lagos em comunicado.
Com uma área de 10.000 m2 e lotação para 500 clientes, esta localização permite manter o distanciamento social aplicável neste contexto. Apesar de passar a funcionar ao ar livre, será obrigatório o uso de máscara e/ou viseira, quer pelos vendedores, quer pelos clientes.
Esta decisão insere-se no “plano municipal de desconfinamento que tem vindo a reabrir gradualmente ao público espaços e equipamentos municipais, no sentido de se retomar a normalidade da atividade, embora sempre sujeita a rigorosas medidas de higiene e segurança”.
Esta reativação do mercado acontece igualmente na semana em que arranca a empreitada de requalificação do edifício onde funciona, há já várias décadas, o Mercado de Levante, também conhecido como “Reforma Agrária”.
A obra adjudicada pelo valor de 299.996 euros, acrescido de IVA, tem como objetivo dotar o espaço de melhores condições de conforto térmico para vendedores e público, promover a sua atratividade e reforçar o papel do mercado de produtores hortofrutícolas na economia de base local. A intervenção tem um prazo de execução previsto de 150 dias.