O Mercado Municipal de Loulé vai receber, nos próximos dias 21 e 22 de junho, sexta e sábado, uma feira/mostra com o intuito de promover e comercializar alguns dos produtos que incorporem medronho: o mais conhecido, a aguardente, mas também o mel da flor do medronheiro, entre outros produtos.
Integrada na mostra, realiza-se dia 22, às 16 horas, uma apresentação e prova de cocktails, batidos e sobremesas com medronho e durante todo o evento estará exposta informação sobre as suas utilizações. Procura-se com esta iniciativa, que a aguardente de medronho, enquanto produto local, seja um fator de distinção e valorização da oferta ao nível das bebidas espirituosas e que o medronho possa vir a ter uma utilização mais diversificada.
Esta iniciativa enquadra-se num projeto mais vasto que o Município de Loulé está a iniciar, visando a valorização do território e dos seus produtos, integrado no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos, promovido pela AMAL no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.
O medronheiro e o medronho são um dos principais recursos do interior do concelho de Loulé. A planta, a sua flor e o seu fruto permitem múltiplas utilizações e dão origem a uma grande diversidade de produtos, apesar de estarmos ainda numa fase primária de exploração do que pode vir a ser o seu aproveitamento.
(CM)