A Feira da Serra de São Brás de Alportel recebeu este ano mais de 35 mil visitantes ao longo dos quatro dias que marcaram a 26ª edição do evento. O vinho foi o convidado especial pensado para fazer um brinde à tradição, juntando os produtores da região com a colaboração da Comissão Vitivinícola do Algarve, num dos sectores temáticos mais dinâmicos de sempre.
A aposta da organização no alargamento da duração do certame, de três para quatro dias, foi sem dúvida uma aposta ganha, numa edição de excelência, onde se verificou um aumento do número de visitantes, não apenas na primeira noite mas em todos os dias do evento, com o sábado a ser o dia mais requisitado. Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, garantiu ao POSTAL que “os quatro dias do evento vão continuar na próxima edição e que, se por acaso mudar, é para aumentar e nunca para diminuir”.
A 26ª edição da Feira da Serra ficou também marcada por uma forte interacção com o público e um envolvimento cada vez maior da comunidade local.
Feira da Serra gera riqueza em todos os sectores económicos do concelho
Para Vítor Guerreiro, a Feira da Serra é “um evento estratégico no desenvolvimento económico e uma alavanca determinante para a economia local são-brasense, que gera riqueza não apenas àqueles que estão presentes na Feira da Serra, mas a todos os sectores económicos do concelho. Uma semente para o futuro que faz germinar ao longo de todo o ano a procura e o interesse, tanto ao nível da gastronomia e do artesanato, como também em todos os outros sectores ligados ao turismo e na vertente da cultura e do lazer”.
Ao POSTAL o presidente da Câmara afirma não ter dúvidas de que o sucesso do evento se deve à “generosidade, qualidade, rigor, características do recinto e à diversidade da oferta”. É um investimento feito na comunidade local e nas pessoas e que por isso “é vivido por todos de uma forma pessoal”.
A Feira da Serra é um evento cada vez mais consolidado na região e, com esta edição, reforça também a sua posição como uma referência nacional, com enorme impacto na economia local, que não se mede apenas pelos resultados imediatos colhidos nos dias do evento, dentro e fora do recinto, mas também pelas influências que tem ao longo do ano, enquanto cartaz maior da promoção turística do concelho.
Organização aposta forte no sector do turismo
Nesta edição, a organização também apostou forte no turismo com um novo espaço dedicado exclusivamente à promoção turística. Para complementar a aposta no sector, a apresentação do novo site turístico ‘Visit São Brás’ e o lançamento do vídeo promocional do município juntaram-se ao habitual trabalho de promoção do concelho, que vinha a ser desenvolvido na Praça do Município.
De acordo com o presidente, “a satisfação dos visitantes foi visível, pela diversidade de espaços e actividades que a feira ofereceu, e houve quem repetisse a dose e voltasse várias vezes”. O programa de espectáculos e concertos cativaram a atenção dos visitantes e proporcionaram momentos que levaram o público ao rubro, com espectáculos de artistas bem conhecidos como David Carreira, Cuca Roseta, João Pedro Pais e Roberto Leal.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)