O Lagoa Wine Show, uma das maiores exposições/venda de vinhos do sul do país, iniciou-se em 2015, no enquadramento do tema “Ano do Vinho e a Vinha, Lagoa, Sabor da Cultura”, tendo a 2ª edição decorrido no ano em que Lagoa ostentou o galardão de “Cidade do Vinho 2016”.
Em 2017, o certame decorre de 28 a 30 de Abril, também no Centro de Congressos do Arade, representando “uma homenagem aos agricultores, consumidores e quantos trabalham em prol de uma região e de um produto que é uma das referências do concelho”, como realçou o presidente da Câmara, Francisco Martins, quando disse que “o vinho faz parte da nossa identidade, faz parte dos lagoenses e tudo aquilo que nós Câmara possamos fazer para promover o nosso concelho, temos de o fazer obrigatória e obviamente da melhor maneira possível, temos de vender aquilo que tenha a ver connosco neste caso mostrando a qualidade dos vinhos de Lagoa”.
Mais uma aposta da Câmara de Lagoa que, em colaboração com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses de Vinho, RTA – Região de Turismo do Algarve e Rota dos Vinhos, conta receber milhares de visitantes, a exemplo dos anos anteriores, que poderão provar os vinhos apresentados por cerca de 70 expositores, num espaço de mais de três mil metros quadrados.
Nos três dias do evento, estará em debate o vinho e toda a sua envolvência, desde a produção e venda até ao consumo, decorrendo várias provas cegas e outras documentadas abertas ao público, para a selecção dos vinhos presentes.
Como é habitual, haverá um acompanhamento musical itinerante no espaço do certame e concertos diários no Auditório do Centro de Congressos, às 21.30 horas, com Luís Represas (dia 28), Amor Electro, (dia 29) e Dena Derose + Orquestra de Jazz do Algarve (dia 30).
A entrada para o “Lagoa Wine Show” é gratuita. Os bilhetes para os concertos custam dez euros e podem ser adquiridos na Ticketline, no Convento de São José, Auditório Municipal e Balcão Único da Câmara de Lagoa.