Ao longo desta semana, o Algarve está a receber a visita de jornalistas representantes de reconhecidos órgãos de comunicação social dos Estados Unidos da América e da Rússia, que ficarão a conhecer a diversidade da oferta e as mais-valias da região enquanto destino turístico.
Ambas as acções estão a ser promovidas pela Associação Turismo do Algarve (ATA), em parceria com a TAP (no caso da visita da imprensa norte-americana) e com a Ural Airlines (no caso da imprensa russa), e têm como objectivo aumentar, de forma estratégica, a notoriedade do destino e das suas potencialidade turísticas junto destes dois mercados considerados como emergentes no que ao sector do turismo na região diz respeito.
Recorde-se que os Estados Unidos é um dos mercados cuja procura por Portugal tem vindo a aumentar de forma significativa. Em 2016, no Algarve, o mercado norte-americano registou um crescimento de 23,4% no número total de hóspedes face ao ano anterior, alcançando a 11ª posição na lista dos principais países emissores de turistas para a região.
Por outro lado, o mercado russo, após ter sido alvo de uma forte crise interna, começa a apresentar sinais de recuperação, sendo que em 2016 o Algarve contou com mais de 40 mil dormidas de turistas provenientes deste país.
A promoção deste tipo de visitas de imprensa é uma das ferramentas estratégicas que a ATA utiliza com regularidade, junto de diferentes mercados. Proporcionando aos jornalistas, durante a sua estadia, a oportunidade de experienciar e de se surpreenderem com a diversidade da oferta da região, o objectivo deste tipo de iniciativas passa por contribuir para o reconhecimento e o posicionamento do Algarve como um destino apetecível para vários segmentos, com capacidade para dar resposta às motivações e interesses de vários perfis de turista.