A avaliação de Impacte Ambiental do primeiro hotel de cinco estrelas projectado para o concelho de Castro Marim já entrou em Consulta Pública, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
O “Panoramic Natura Hotel” prevê a criação de 226 camas numa área de 25,7 hectares em Monte Francisco, nas proximidades do Rio Guadiana e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, disse à Lusa a empresa responsável pelo estudo de impacte ambiental.
O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, disse, por seu turno, que o projecto é encarado pela autarquia como “um motor” para a valorização do concelho e criação de postos de trabalho.
Dada a previsão de impacto positivo na economia do concelho, Francisco Amaral espera que o processo burocrático de aprovação do projecto seja célere.
O projecto do empreendimento hoteleiro prevê a construção de várias unidades de alojamento de um piso dispersas e ligadas aos restantes espaços de serviço, equipamentos infantil e um picadeiro através de percursos pedonais não asfaltados.
Para a ligação à Reserva Natural adjacente é proposto um acesso pedonal secundário pelo caminho existente a nascente da propriedade.
A consulta pública vai decorrer até 28 de Novembro e é o processo que antecede o licenciamento do projecto, que só poderá ser concedido após declaração de impacte ambiental favorável ou condicionalmente favorável, que deverá ser emitida até 28 de Janeiro, esclareceu a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC) do Algarve.
Os cidadãos que queiram consultar o Estudo de Impacte Ambiental podem fazê-lo através da Agência Portuguesa do Ambiente, na Amadora, na CCDR do Algarve, em Faro (presencialmente ou através da internet), na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia de Castro Marim.
(Agência Lusa)