Nélson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, é o rosto do Governo escolhido para marcar presença em Querença, Loulé, para explicar o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E).
Marcada para a próxima quarta-feira, a sessão de esclarecimento tem lugar na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, pelas 16 horas, e surge na sequência da publicação dos avisos de abertura das candidaturas ao SI2E, como o POSTAL noticiou.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, sublinha que na base da criação deste sistema de incentivos esteve a necessidade de alavancagem das micro e pequenas empregas como eixos fundamentais para “a criação de valor e emprego, e para a diversificação e qualificação das bases empresariais, de forma particular em territórios de baixa densidade ou com constrangimentos decorrentes de elevados níveis de desemprego”.
Pela natureza dos objectivos que prossegue, refere ainda a CCDR, “o SI2E ganhará eficácia acrescida se for aplicado de forma mais ajustada e próxima dos territórios em que quer promover o investimento empresarial. Foi essa a motivação para a instituição inovadora, em termos de prática de operacionalização de sistemas de incentivos, de uma gestão partilhada com os agentes que estão mais próximos dos seus utilizadores”.
O SI2E será gerido em grande medida pelos Grupos de Acção Local (GAL) do Algarve, quando os incentivos resultarem de estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que contam com o apoio e colaboração da CCDR do Algarve.
Consulte aqui o programa desta sessão que tem inscrição obrigatória e entrada livre.