A GNR vai intensificar, a partir desta sexta-feira e até domingo, o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de veraneio.
É a quarta de seis fases da Operação “Hermes – Viajar em Segurança” que incidirá também sobre os trajectos para eventos próprios desta altura do ano, avança a Agência Lusa.
Os militares da GNR estarão particularmente atentos aos comportamentos de risco na estrada, nomeadamente condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, condução sem habilitação legal, excesso de velocidade, incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção de crianças, utilização indevida do telemóvel, manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direcção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e não circulação na via mais à direita.
Na terceira fase da operação, que decorreu entre 28 e 30 de Julho, foram registados 694 acidentes, três mortos e 20 feridos graves, detidos 158 condutores, a maioria (120) por condução com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro.