Os preços do combustível devem cair a partir desta segunda-feira, depois do preço do petróleo também ter caído nos mercados na semana que passou. Segundo a projeção feita pelo “Jornal de Negócios”, a gasolina deverá cair mais que o gasóleo, face aos preços praticados na semana anterior.
Tendo em conta a evolução dos dois derivados (gasolina e gasóleo) do petróleo e do euro, bem como o preço médio praticado na semana anterior segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, o jornal indica que o gasóleo simples deverá cair cerca de 5 cêntimos por litro, para os 1,47 euros por litro, e a gasolina simples 95 deverá registar uma queda de cerca de 8 cêntimos por litro, para os 1,636 euros por litro.
Porém, de notar que os preços nos postos de abastecimento dependem da marca e da zona em que estes se encontram.
A descida dos preços ocorre depois de uma semana em que o preço do barril de petróleo diminuiu depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados terem dito confirmado o aumento da produção para janeiro, mas que ainda assim poderiam ajustar a sua oferta se a procura diminuir.
O barril de Brent, a referência em Portugal, fechou a semana passada com menos 1,11% que na anterior, abaixo dos 72 dólares por barril. Contudo, a variação da gasolina e gasóleo depende diretamente da variação da cotação internacional dos refinados (gasolina e gasóleo) e não diretamente da variação do crude. A variação à segunda-feira nas bombas reflete a variação do preço médio dos refinados na semana anterior face ao preço médio da semana anterior.
O preço dos combustíveis tem estado em níveis historicamente elevados. Para atenuar o efeito sobre os orçamentos familiares, o Governo está a dar um desconto mensal máximo de 5 euros até março, através do chamado AutoVoucher.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL