Alcoutim recebeu no passado fim-de-semana a sétima edição da Feira da Perdiz. A caça e tudo o que se prende com esta actividade foram, obviamente, as estrelas do certame por onde passaram milhares de visitantes.
“A caça constitui um atractivo para muitos milhares de visitantes, amantes da modalidade, de todas as regiões do país, que anualmente nos procuraram nesta época do ano, conferindo um forte incremento à economia local”, sublinhou Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da autarquia, no discurso de abertura do evento. Presentes estiveram também o director regional de Agricultura e Pesca do Algarve, Fernando Severino; o director Regional das Florestas do Algarve, José Duarte Pacheco; e o director Regional das Florestas do Alentejo, Pedro Rocha; entre outras entidades locais e regionais.
Nesta edição, a feira contou com mais de 50 expositores de artigos ligados à caça, ao turismo, ao artesanato e à gastronomia local e com um espaço contiguo à exposição reservado para as tasquinhas que com a vasta oferta de pratos à base de caça constituíram um dos grandes motivos de atracção dos visitantes.
Durante os dois dias de feira foram muitas as actividades, animações, exposições e provas sendo de destacar a realização da Taça de Portugal de Caça Prática e as palestras “A nova variedade da doença hemorrágica viral e a crise do coelho bravo” e “A caça em áreas protegidas e classificadas”, por Pedro Esteves, investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), e por Pedro Rocha, director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo da Autoridade Florestal Nacional (AFN), respectivamente.
O certame, promovido pela autarquia local, ficou ainda marcado pelo arranque, na tarde de sábado, da segunda edição do Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”, que decorrerá em 14 restaurantes do concelho até 30 de Novembro. A apresentação do festival, nesta edição dedicado aos sabores de outono, incluiu a realização de um “show cooking”, pelo chef Adérito Almeida, da Escola de Hotelaria de Faro, que brindou os presentes com um prato à base de caça, como era de esperar.