A Câmara de Faro continua com o Programa Faro Requalifica 2 e acaba de lançar, na plataforma oficial de aquisições públicas, oito procedimentos concursais que representam cerca de 529 mil euros de investimento que o Município vai fazer na melhoria do espaço público da cidade e das freguesias.
Todas as intervenções estão integradas no Programa Municipal de Investimentos lançado em 2016, após revisão orçamental. O programa foi inviabilizado pela Secretaria de Estado do Orçamento, apesar da autarquia ter provado a existência uma situação financeira saudável e de verbas próprias para a realização das obras, como ficou agora comprovado com a liquidação completa do Plano de Reequilíbrio Financeiro (PRF).
A saída do PRF permite que Câmara faça o lançamento, de forma autónoma, de intervenções orçamentadas, o que vai favorecer o processo de desenvolvimento económico do concelho.
Autarquia lamenta todo o tempo perdido
A autarquia lamenta que os 11 meses perdidos desde a revisão orçamental de 2016, obrigue os serviços a lançarem os procedimentos só agora porque vai fazer coincidir no tempo diversas intervenções, podendo gerar algum transtorno para os fluxos de trânsito e para a circulação.
Neste sentido, a Câmara de Faro apela ao espírito de compreensão dos munícipes: “tudo faremos para que a situação fique normalizada até final de Setembro”.
As intervenções lançadas são as seguintes:
- Execução de troço na Rua Féria Pavão e repavimentação da Rua do Emissor Regional do Sul;
- Repavimentação da Estrada dos Gorjões – Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra;
- Repavimentação da Urbanização da Galvana;
- Repavimentação de Arruamentos em Estoi – 2.ª Fase (Rua Visconde, Rua Marçal Lourenço, Rua do Arco de Santana, Rua dos Cavaleiros, Travessa Esquível, Rua do Pé da Cruz, Rua Fernando Álvaro Secco);
- Repavimentação de Ruas no Alto Rodes;
- Repavimentação da Rua do Moinho;
- Conservação do antigo Colégio de Santiago Maior, actual Teatro Lethes.
As obras em referência estão a concurso, devendo os interessados apresentar proposta de acordo com as disposições de cada caderno de encargos.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)